segunda-feira, 1 de agosto de 2011

OBSEVADORES DO HORIZONTE


Uma exposição sobre a expressão de uma época e um momento de contemplação e reflexão sobre a condição humana e a infinita capacidade de a arte desorganizar o estabelecido para produzir o novo. De 03 a 28 de agosto, o Museu Nacional do Complexo Cultural da República, a Embaixada da República Federal da Alemanha e o Goethe-Zentrum Brasília apresentam na capital a exposição “Observadores do Horizonte“.


Pela primeira vez no Brasil, as pinturas e esculturas dos artistas alemães Veit Hofmann, Helge Leiberg e Hans Scheib trazem impressas, em aparência e conteúdo, uma arte constituída de reminiscências de um passado próximo, quando a resistência pela razão venceu o medo, o preconceito, a brutalidade e a ignorância. Sob a curadoria de Michael Müller, expressivo xilogravador que, assim como os autores desta exposição, nasceu na ex-República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Hofmann, Leiberg e Scheib enfrentam, à sua maneira, a experiência da divisão e da ditadura e os desafios de crescer em duas sociedades distintas.


Artistas da chamada Escola de Dresden, os três ditaram o ritmo de sua época e incomodaram o sistema socialista. Enquanto Hofmann é caracterizado por sua técnica de colagem e por sobrepor ao seu princípio de simplicidade uma tensão que vai além do horizonte, Leiberg representa um sopro de improvisação. Com o pincel, ele força explosões aleatórias de saudades cosmopolitas que se dirigem contra as limitações da mente em cada um de nós. Já as figuras de Hans Scheib, em sua maioria coloridas, associam o aurático ao cotidiano, a autonomia da escultura ao caráter exposto da existência humana.

Serviço:


Observadores do Horizonte
Veit Hofmann, Helge Leiberg, Hans Scheib sob a curadoria de Michael Müller
Data: de 03 a 28 de agosto
Horário: 9h às 18h30, de terça-feira a domingo
Local: Museu Nacional do Complexo Cultura da República, Brasília
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário