segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BRASÍLIA ABERTO


Projeto propõe ocupação de espaços diferentes da capital brasileira com obras de grandes artistas nacionais e internacionais

*Artistas como Nelson Félix, Cildo Meireles, Guto Lacaz e Waltercio Caldas criam obras inéditas para as intervenções urbanas

Carcaças de automóveis e caixas de vidro com fotografias literalmente plantados no meio do gramado da Esplanada dos Ministérios, no gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e em outros espaços públicos da capital brasileira. No Lago Paranoá, um OFNI – Objeto Flutuante Não-Identificado. Grandes vasos de dormideiras nos quatro pontos cardeais do Plano Piloto, onde terminam as linhas traçadas dos eixos. Cem bolas de futebol espalhadas pela cidade em lugares de difícil acesso e muita visibilidade. No espaço externo do CCBB, árvores com notas de real e relógios pendurados e um caminho de lajotas espelhadas que refletem a paisagem – em espaços internos, exposições e exibição de vídeo. Pelo céu, helicópteros de aeromodelismo registrando cenas do “poder em ação” e uma câmera situada na zona central da cidade transmitindo imagens em tempo real para a Sala Multiuso do CCBB. Brasília será tomada de assalto pela arte, de 20 de junho a 21 de agosto, com estas e outras propostas de intervenção urbana. É o projeto ABERTO BRASÍLIA, realização do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, que traz à cidade obras de alguns dos mais expressivos artistas brasileiros e vários convidados internacionais.

Sob curadoria de Wagner Barja, foi reunido um expressivo conjunto da produção atual das artes visuais, em obras concebidas especificamente para os espaços ao ar livre, na linguagem das intervenções urbanas. Um grupo de 18 artistas que atuam internacionalmente irá injetar ousadia, crítica, inventividade nos espaços públicos da capital, democratizando o acesso do grande público às artes atuais.

O centro da proposta ABERTO BRASÍLIA será o CCBB, onde ficará montada uma exposição com a contextualização histórica da obra dos artistas participantes e, os respectivos registros, em foto e vídeo, dos projetos propostos. Vários pontos do local também receberão intervenções artísticas, como a área externa, os jardins, as calçadas e a Sala Multiuso.

ABERTO BRASÍLIA contará coma participação dos brasileiros Guto Lacaz, Nelson Felix, Paulo Bruscky, Ronald Duarte, Rejane Cantoni, Luiz Alphonsus Guimaraens, Cildo Meireles, Xico Chaves, Corpos Informáticos, Karina Dias, Rodrigo Paglieri, Waltercio Caldas e Cirilo Quartin, além de Fernando Baena (Espanha), Soren Dahlgaard (Dinamarca), coletivo The Milena Principle (Geert Vermeire e Stefaan van Biesen – Bélgica), Bertrand Planes (França), Paweł Althamer (Polônia). No dia 21 de junho, vários deles conversarão com o público, no debate INTERVENÇÕES URBANAS, que contará também com a participação do curador Wagner Barja.

A EXPOSIÇÃO
O núcleo da exposição ABERTO BRASÍLIA será o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, onde haverá exposição com registro fotográfico e em vídeo das intervenções, além de obras no prédio do CCBB e na área externa. Mas a exposição se espalhará por diversos pontos da cidade, como Esplanada dos Ministérios, Lago Paranoá, eixos Monumental e Rodoviário, Setor Bancário Sul, UnB – Universidade de Brasília e outros.

Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti Solo - CCBB
Rodrigo Paglieri Panorâmica - CCBB
Ronald Duarte Nimbo Oxalá - CCBB
Ronald Duarte Peito de Aço - Esplanada dos Ministérios
Waltercio Caldas - Eixo Monumental
Xico Chaves ficha brasíliaibiúna 68 – UnB e CCBB
Bertrand Planes Bumpit! 16bit Miracle - Catedral Rainha da Paz (aguardando de confirmação)
Coletivo "The Milena Pinciple" Geert/Vermeire e Stefaan Van Biesen Geist – Parque Olhos Dágua
Fernando Baena Museu da Limpeza Urbana. Sucursal n1 - CAL
Fernando Baena Museu da Limpeza Urbana. Sucursal n2 - Parque da Cidade
Fernando Baena Colocação de XX bolas em locais de difícil acesso - Plano Piloto
Cildo Meireles – Rodoviária do Plano Piloto

A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário