segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Séculos Indígenas no Brasil


No próximo dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas), será aberta ao público a III Edição da Exposição Séculos Indígenas no Brasil, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. A exposição é composta por três vértices que acontecem simultaneamente:

1) Exposição: a exposição apresenta o material artístico e documental produzido ao longo dos 19 anos de existência do projeto “Séculos Indígenas no Brasil”, composto por fotografias, desenhos, gravuras, objetos de arte indígena do acervo de Darcy e Berta Ribeiro, vídeos, animações e textos. A exposição será montada dentro de uma grande estrutura de bambu em forma de uma grande cobra, que será erguida dentro do Memorial. O conteúdo da exposição Séculos Indígenas no Brasil apresenta diferentes aspectos da vida cotidiana em várias comunidades indígenas brasileiras, além de trazer, em forma de depoimentos inéditos, a visão de figuras que são referência na luta indígena e ambiental no Brasil, como Darcy Ribeiro, José Lutzenberger e os líderes indígenas Ailton Krenak e Álvaro Tukano, num diálogo plural e múltiplo.

2) Eventos culturais: buscando promover um (re)conhecimento maior entre as culturas indígena e juruá (não indígena), durante a exposição, em diferentes dias, serão realizados eventos que contarão com a presença de representantes de, pelo menos, 15 etnias.

3) Ação Educativa: aproveitando este potencial e identificando a carência de conhecimento da comunidade escolar acerca da história e da realidade contemporânea dos povos indígenas brasileiros, surgiu a proposta de se criar uma Ação Educativa na III Edição da Exposição “Séculos Indígenas no Brasil”, a fim de oportunizar o diálogo entre estes universos, que coexistem isoladamente em nosso país. O “III Módulo do Fórum de atualização sobre culturas indígenas”, curso de formação dos professores do DF, será realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2011 e a formação continuada dos Mediadores nos dias 5 a 8 de agosto de 2011.
A III Edição fica no Memorial dos Povos Indígenas até o dia 10 de outubro. Esta edição da exposição conta com o apoio formal da SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, do Ministério da Justiça, através da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Gabinete do Senador Cristovam Buarque, CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, PUCRS, Fundação Darcy Ribeiro, Ministério da Cultura e a Sociedade Nheengatu, entre outros.

As duas primeiras edições desta exposição aconteceram no Fórum Internacional Povos Indígenas, nos dias 11 a 14 de agosto de 2005, no Centro de Eventos PUCRS em Porto Alegre/RS e no Espaço Furnas Cultural – Rio de Janeiro/RJ, nos dias 07 de outubro a 07 de novembro de 2005.

De 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, a 9 de outubro, estará aberta ao público a III Edição da Exposição Séculos Indígenas no Brasil, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.


Data: 09 de Agosto a 09 de Outubro.
Hora: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Memorial dos Povos Indígenas

Ingresso

  • Entrada franca

Mais informações

  • Telefone: (61) 3342-1157 / 3344-1154 / 3342-1156
  • Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.
  • Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário