segunda-feira, 1 de agosto de 2011

EL DESEO


Mostra El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar exibirá filmografia completa do diretor até 2010 em 35 mm

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta, de 26 de julho a 14 de agosto, a mostra “El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar”, que reunirá e discutirá, na capital federal, a cinematografia do diretor espanhol Pedro Almodóvar, cuja marca essencial é sua grande paixão pelo Cinema.

Serão 18 dias de intensa programação, na qual o espectador poderá prestigiar todos os filmes de Almodóvar: Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão, Labirinto de Paixões, Maus Hábitos, Que eu Fiz Para Merecer Isto?, Matador, A Lei do Desejo, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Ata-me!, De Salto Alto, Kika, A Flor do Meu Segredo, Carne Trêmula, Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela, Má Educação, Volver e Abraços Partidos.

A mostra irá contar, também, com longas produzidos por Almodóvar e seu irmão, Agustín, na produtora El Deseo – dentre os quais: A Espinha do Diabo, de Guillermo del Toro, Minha Vida Sem Mim, de Isabel Coixet, A Menina Santa, de Lucrécia Martel, e A Vida Secreta das Palavras, de Isabel Coixet.

Também serão exibidos filmes que figuram na lista dos preferidos de Pedro Almodóvar ou tidos como referenciais para seus trabalhos: Noites de Cabíria, Horas de Desespero, Os Desajustados, A Malvada, Pink Flamingos, Janela Indiscreta, No Silêncio da Noite, Cinderella em Paris, Tudo O Que o Céu Permite, Sonata de Outono, Pacto de Sangue e Os Olhos Sem Rosto – e também títulos brasileiros: Casa de Areia e Coração Vagabundo.

Haverá, igualmente, exibição do documentário inglês Tudo Sobre o Desejo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar. Ao todo 36 filmes estarão em cartaz. Todos os filmes dirigidos por Almodóvar serão exibidos no formato 35mm e as demais produções, em DVD.

A seleção dos filmes da mostra “El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar” tem curadoria da pesquisadora Silvia Oroz, especialista na obra do cineasta, e do jornalista Breno Lira Gomes.

Para acompanhar a mostra, foi elaborado um catálogo reunindo todas as informações sobre cada um dos filmes programados, além de artigos sobre Almodóvar e sua obra. O volume terá entrevistas com atores que estrelaram filmes do diretor, a exemplo de Julieta Serrano, Antonio Banderas, Javier Cámara e Cecília Roth.

Entrada

  • Entrada franca

Debate

No dia 3 de agosto, será promovido o debate Pedro Almodóvar, O Diretor. A mesa será composta pelo curador da mostra, Bruno Lira Gomes, e pelo cineasta Aluizio Abranches. A mediação será do jornalista Ricardo Dahen.

No dia 11 de agosto, o debate terá como tema A Estética Kitsch e a Diversidade Sexual no Cinema de Pedro Almodóvar. Estão confirmados os nomes de Silvia Oroz, curadora da mostra, e do cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode.

Mostra El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar exibirá filmografia completa do diretor até 2010 em 35 mm. De 26 de Julho a 14 de Agosto.
Data: 26 de Julho a 14 de Agosto.
Hora: Ver programação.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário