domingo, 28 de agosto de 2011

A PARIS NOTURNA DE BRASSAÏ NO MUSEU NACIONAL


O “fotógrafo da noite”. Para muita gente assim ficou conhecido o fotógrafo francês de origem húngara Gyula Halász, mais conhecido como Brassaï, um dos mais célebres fotógrafos do século XX. Suas fotos de paisagens noturnas de Paris, com seus habitantes mais comuns e também os mais insólitos, suas ruas e calçadas cheias de luz e sombra correram o mundo e deram-lhe fama internacional. Agora, este belíssimo trabalho poderá ser visto no Museu Nacional de Brasília, de 2 de setembro a 2 de outubro de 2011. Entrada franca.

A exposição BRASSAÏ é uma realização da Aliança Francesa de Brasília e reúne 98 fotografias em branco e preto, feitas no período entre guerras. São 89 imagens em 60,5 x 50 cm e outras nove de 73 x 60 cm , que revelam um olhar curioso do fotógrafo para com a Paris noturna e contraventora da década de 1930. Através da lente sutil de Brassaï, o espectador do século XXI pode caminhar pelos ambientes sombrios que o fotógrafo revela como se lançasse sobre eles um halo de poste de luz.

Com o fotógrafo, é possível perambular por Montparnasse, Les Halles, pelo canal de L’Ourcq, canal Saint-Martin, Place d’Italie, Belleville. Penetrar nos cafés e conhecer de perto figuras pitorescas da noite parisiense. Observar a solidão de prostitutas que esperam por clientes sozinhas nas ruas. Conhecer ângulos inusitados da bela cidade, descobrindo o traçado artístico presente até em tampas de bueiros. Brassaï transcende o real com tons surrealistas. Revela aos observadores uma Paris até então desconhecida, desprezada. Dá visibilidade a senhoritas de vida fácil, jovens delinqüentes, trabalhadores noturnos. Privilegia lugares até o momento ignorados pela sociedade, como a casa da Madame Suzy, com seus ritos, grandes figuras e o perfume de proibição, bares freqüentados por transexuais, cafés que recebem intelectuais e artistas e muito mais.

Segundo Yann Lorvo, delegado geral da Aliança Francesa no Brasil, Brassaï “soube com gênio e poesia captar e desvendar o segredo da luz e da noite”. Para Lorvo, ele encarna, com perfeição “a França cosmopolita, curiosa e aberta ao mundo”.

O ARTISTA

Gyula Halász, conhecido mundialmente como Brassaï, nasceu em 1899 em Brasso, na Transilvânia, filho de um professor de literatura francesa. Aos três anos de idade, mudou-se com a família para Paris, onde o pai foi ser palestrante, por um ano, na Sorbonne. Pode ser que Brassaï não se recordasse de muito daquele período – ele deixou Paris com quatro anos de idade –, mas a cidade permaneceu como uma fantasia romântica em sua vida.

Já estudante, quis mudar-se para a capital francesa, mas foi impedido pela guerra. Romênia e França estavam em lados opostos. Passou então por Budapeste e Berlim (1920-1923), conhecendo e tornando-se amigo de artistas como Lázló Moholy-Nagy, Kandinsky e Kokoschka. Voltou a Paris em 1924 e ali se instalou definitivamente.

No início, Brassaï pensa em se tornar artista plástico. Enquanto trabalha artisticamente em desenhos e gravuras, faz charges e caricaturas para jornais franceses e alemães e colabora, com colunas, para revistas austríacas, húngaras ou romenas. Seus escritos versam sobre tudo, de crítica a exposições a partidas de rúgbi (esporte do qual ele não entende nada). É a partir da sugestão de editores, que pedem fotografias para ilustrar suas colunas, que Brassaï começa a fotografar.

As primeiras fotografias foram tiradas em 1929, com uma máquina emprestada e, pouco depois, o fotógrafo adquiriu a sua famosa Voightlander, a câmara fotográfica que o acompanharia por muitos anos. Da sua vivência noturna resultou o livro Paris de Nuit. Em 1932 Brassaï fotografou os grafitti nas paredes de Paris, um trabalho fortemente divulgado na revista surrealista Minotaure. Seus ensaios sobre personagens e artistas enriqueceram a revista Harper´s Bazaar onde começou a trabalhar em 1937.

Brassaï escreveu 17 livros e numerosos artigos, incluindo Histoire de Marie, que tem introdução de seu grande amigo, Henry Miller, e Conversas com Picasso (1965), outro grande amigo, livro que foi traduzido para 12 idiomas. Brassaï abandona a fotografia em 1961, depois da morte de Carmel Snow, editor da revista Harper's Bazaar. Em 1970, recebeu o prêmio nacional da França por sua contribuição artística e especialmente por sua fotografia. Faleceu em 1984, em Nice, na França.

SERVIÇO

Local: Museu Nacional da República

Data: 2 de setembro a 2 de outubro de 2011

Horário: de terça a domingo, das 9h00 às 18h30

ENTRADA FRANCA

Informações: (61) 3325. 5220

CELEBRAR BRASÍLIA



Sábado 10 e domingo 11 de setembro às 16:00, na área Externa do Museu Nacional.
O Celebrar Brasília é um evento anual aberto ao público, que já faz parte do calendário da cidade. O evento envolve artes visuais e música, sempre aliado a uma finalidade social que agrega valor diferenciado ao evento. Em 2011, será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, dia do Cerrado, na área externa do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios.
O objetivo é atrair o público para celebrar a vida no Cerrado brasileiro e despertá-lo para a importância da preservação do bioma. Em 2009, com participação de mais de 15 mil pessoas, o evento recolheu cerca de oito mil livros infantis posteriormente distribuídos em bibliotecas comunitárias de regiões carentes como Itapoã, Arapoanga e Estrutural. Em 2010, os números cresceram, e mais de 30 mil pessoas foram ao evento, e seis mil mudas foram doadas e plantadas em áreas degradadas próximas às nascentes e córregos do DF. Esse ano, uma celebração maior, com mais uma campanha para o meio ambiente, feira de produtos ecológicos, e DUAS atrações internacionais.

Maiores informações em:

http://www.celebrarbrasilia.com.br/

MILTON NASCIMENTO NO T-BONE


Com o patrocínio da PETROBRAS e da ELETRONORTE, o Açougue Cultural T-Bone supera todas as expectativas e traz a Brasília no dia 15 de setembro o grande cantor e compositor mineiro MILTON NASCIMENTO acompanhado da sua banda para a realização da 30ª edição da Noite Cultura,l em show gratuito na Comercial da 312 Norte.

Milton Nascimento apresentará grandes sucessos da carreira, tais como Bailes da Vida, Canção da América, Coração de Estudante etc. O novo álbum "E a Gente Sonhando", também estará presente com sua interpretação para a faixa título, composta no início da sua carreira, mas só agora gravada, e a regravação de "O Sol" conhecida do grande público com o Jota Quest. Por sinal, "E a Gente Sonhando" foi gravado com jovens músicos da sua terra natal, Três Pontas, no sul de Minas Gerais.


O show foi apresentado recentemente pelo Brasil e Estados Unidos com excelente resposta da plateia composta pelas diversas gerações que fazem dos shows de Milton Nascimento uma celebração, uma garantia de espetáculo de uma das maiores estrelas da MPB.


A banda que acompanha o cantor é composta por Lincoln Cheib (bateria), Wilson Lopes (guitarra), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclados). O convidado especial é o jovem cantor de Três Pontas, Bruno Cabral.


Participações
A 30ª Noite Cultural T-Bone terá como de costume a participação de grupos e artistas locais. Desta vez, o palco da Noite será dividido pelas cantoras Sandra Duailibe e Célia Rabelo, acompanhada pelos músicos: Boréu (percussão) e Felix Jr. (Violão Sete Cordas).


Possuidora de timbre de voz singular, grave e romântico, Sandra Duailibe, que reside em Brasília há muitos anos, interpretará algumas maravilhosas canções escolhidas com especial carinho. No repertório destaque para Resposta ao tempo de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc; Epitáfio de Sergio Britto e Encontros e despedidas de Milton Nascimento e Fernando Brant. O espetáculo conta com impecável time de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente: Maestro Marcos Farias no teclado, Hamilton Pinheiro no contra-baixo e Amanda Costa na percussão.


Já a cantora Célia Rabelo subirá ao palco acompanhada pelos músicos Boréu (percussão) e Felix Jr. (Violão Sete Cordas). O trio apresenta-se há quatro anos clássicos da MPB, samba, afro- samba, bossa nova, chorinho, entre outros.. No repertório, canções dos inesquecíveis: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque de Hollanda, Paulo César Pinheiro, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Valdir Azevedo e Pixinguinha.
A Noite Cultural T-Bone

Há mais de dez anos, o Açougue Cultural T-Bone realiza o projeto na Comercial da quadra 312 Norte com a participação de artistas nacionais e locais, nos meses de maio e de setembro. O projeto é realizado duas vezes por ano, um em cada semestre. Em 1998, ano da primeira edição, foi realizado dentro do açougue e contou com trinta pessoas.


Desde então, já participaram mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas, como Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Zélia Duncan, Orquestra Johann Strauss Capelle de Viena, Zé Ramalho, entre outros.


Apresentação:
Mímico Miquéias Paz (61 9921-1302)

Patrocínio:
Petrobras e Eletronorte

Apoio:
Administração de Brasília e Secretaria de Cultura do GDF

Serviço:
Data: 15/09/2011
Horário: 19 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA
Indicativa livre

CONTATOS:


Milton Nascimento
Ana Paula Romeiro (Assessoria de Imprensa)
(21) 9601.3908 / 3283.8258

Sandra Duailibe
contato@sandraduailibe.com.br
(21) 8158.0478 Rio de Janeiro
(61) 8177.2774 Brasília


Célia Rabelo
celiarabeloazevedo@gmail.com
(61) 9906. 0324 / 9219-9935/ 3387-9982

Francisca Azevedo (Ascom T-Bone)
61 8432-3669


Direção de Palco

Cabeto Rocker
PRODUÇÕES CULTURAIS
(19) 33685657 91285656- Campinas

Última atualização ( Sex, 19 de Agosto de 2011 16:09 )

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Gotan Project em Brasília


Quem foi ao lendário show do Gotan Project na Concha Acústica sabe do que estou falando. Um show imperdível e inesquecível. Outra atração é o duo inglês Addictive TV, considerados os gênios na arte da remistura áudio/vídeo, é atração confirmada no Celebrar Brasília 2011. Duas vezes coroados VJs # 1 do Mundo pelos leitores da DJ Magazine, a dupla dinâmica cria suas músicas, mantendo as amostras de audio e video linkadas para que seus fãs assistam mais do que apenas um DJ, e mais do que apenas gráficos ou imagens, mas experimentem a música de uma forma verdadeiramente única.

Em breve a programação completa.

Serviço:

Data: 10 e 11 de setembro de 2011 – a partir das 16h

Local: Museu Nacional de Brasília.

Como participar? O evento é gratuito, mas, como todos os anos, sugerimos uma pequena doação que dará direito à área premium, próxima ao palco.

A sua doação será usada para uma ação que ajudará na recuperação de áreas degradadas próximas a nascentes. Aguarde mais informações.

Informações e sugestões: celebrarclub@gmail.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília


No dia 12 de julho, o Correio Braziliense, divulgou a programação completa do Cena 2011. Argentina, Austrália, Brasil, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, México e Polônia se encontrarão em vários palcos de Brasília para celebrar produções de teatro, dança. O festival ocorrerá entre os dias 23 de agosto e 4 de setembro e 31 espetáculos serão apresentados, além de encontros e oficinas no Espaço Petrobrás e shows musicais no Ponto de Encontro, na Praça do Museu Nacional da República.

Dentre os espetáculos apresentados, pode-se destacar Amarillo, do grupo mexicano Teatro Línea de Sombra, onde a tentativa de imigração ilegal nos Estados Unidos é pano de fundo para os dramas da condição humana. Propaganda é outro destaque. Por meio de técnicas circenses, o grupo Acrobat, da Austrália, decidiu arregaçar as mangas em família e convida o espectador a participar de uma demonstração de métodos simples para superar o torpor geral e começar a necessária revolução pacífica e ecológica, a única que pode salvar a espécie humana.

Outros destaques são os Hermanos Oligor (Espanha), com seus objetos de cena minimalistas e os dinamarqueses do Teatret Om com a reprodução de um iglu, contando a história de três homens que vão à Groenlândia a fim de finalizar o desenho do mapa-múndi. Entre os nacionais, destaque para Sua Incelença, Ricardo III, do Clowns de Shakespeare, um espetáculo de rua que mistura William Shakespeare às artes circenses, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra e o Camponesa, 1º ato da Ópera dos Vivos, da Companhia do Latão, que revive o cenário político brasileiro dos anos 1960.

Confira a matéria do Correio Braziliense, capa do Divirta-se em 12 de julho:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/07/12/interna_diversao_arte,260857/cena-contemporanea-vai-ocupar-as-salas-do-plano-piloto-ate-setembro.shtml#.ThxcxbMI3tg.facebook

Confira também o vídeo promocional do espetáculo Propaganda, do Acrobat: http://www.youtube.com/watch?v=ekYTerbR_HY

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FRENÉTICA NO MUNDO FLUTUANTE



A festa Frenética completa 9 anos com foco na arte, na música e na revitalização do Setor de Diversões Sul. A festa faz aniversário e vem comemorar juntamente com a exposição "Mundo Flutuante" do artista Mello413 e um line up de mais de 16 atrações. O evento ocorre no próximo dia 13 de agosto, na Galeria do Teatro Dulcina - Conic, a partir das 22hh.
Data: 13 de Agosto, Sábado.
Hora: 22h.
Local: Teatro Dulcina - CONIC.

Atrações

Pista Superior
Montana
Bílis Negra Soundsystem
Ogro (Confronto SS)
Batidão Sonoro
BUGUINHA DUB (PE)
NEGUEDMUNDO (RN)

Pista Eletrônica
Fabricio Viana
Oblongui
Komka
SNOOP (SP)
Alan Villar

Pista Black e Hip Hop
Chokolaty
Batma
A (participação dos MCs Hadda e Magneto)
DE LEVE (RJ)

Abertura da Exposição
“Mundo Flutuante”, de MELLO 413.
Visitação de 15 a 20 de agosto, das 12h às 20h, na Galeria de Arte do Teatro Dulcina.

Grupos de Break
DF Zulu Breakers
Quebra de Movimento
BSB Girls

VJs
Boca / Reyzek
Hieronimus / Scenci

Sobre

A comemoração dos nove anos da frenética será dupla, junto com a festa que ocupará 3 ambientes: na entrada do Teatro Dulcina e mais dois ambientes no subsolo, terá o lançamento da exposição MUNDO FLUTUANTE de um dos mais importantes artistas da street art/grafitti de Brasília, Mello413. A festa surgiu da busca pela diversão de qualidade a preço justo. Daí a Frenética, que com 9 anos de estrada coleciona o título de ter lançado vários artista para o público brasiliense, como: BNegão, Black Alien, entre outros.

As principais atrações da festa serão: o DJ Snoop de São Paulo, Buguinha Dub de Pernambuco, Neguedmundo do Rio Grande do Norte e fazendo um pocket show, um dos rappers nacionais mais polêmicos e criativos, DeLeve do Rio de Janeiro.

Em 9 anos de luta uma história foi surgindo, ela nasceu com intuito de revitalizar o Conic – Setor de Diversões Sul, mas foi mais longe e profissionalizou dezenas de pessoas, fundou uma associação de skate e assim, transformou o setor marginalizado em setor de diversões de fato.
Com a alcunha da produtora Jenny Choe, o nome por traz do Mutirão Cultural, ela conseguiu aproximar as pessoas que fazem o Conic no dia a dia e melhorar a forma de todos verem o lugar por meio da arte e cultura. Os núcleos culturais estão pouco a pouco se reapropriando do espaço com o total apoio da prefeita do Setor de diversões, Flávia Protela.

Ingressos

Antecipados: R$ 25,00

Pontos de Venda

  • Negro Blue (Conic)
  • Funhouse (Conic)
  • Espaço Cultural Mosaico (715/16 Norte)

Mais Informações

  • Telefones: (61) 84330740 / 96185981 / 81217041
  • Classificação: 18 anos
  • Valores dos ingressos sujeitos à alteração sem aviso prévio.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

RINGO STARR EM BRASÍLIA


Ringo Starr confirma show em Brasília e outras cinco cidades brasileiras

Publicação: 28/06/2011 13:58 Atualização: 28/06/2011 17:06



O ex-Beatle Ringo Starr tocará com sua banda em Brasília. O show está marcado para 18 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Será o penúltimo dos sete shows do grupo na turnê brasileira.

Essa será a primeira vez que o ex-Beatle se apresenta em Brasília e no Brasil. Do quarteto de Liverpool, só estão vivos Ringo e Paul McCartney, letrista, baixista e vocalista dos Beatles.

Porto Alegre (RS) receberá o primeiro show de Ringo no Brasil. Ele se apresentaré no Ginásio Gigantinho, em 10 de novembro. São Paulo é o destino seguinte, com dois shows, em 12 e 13 de novembro, no Credicard Hall. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife completam a turnê, nos dias 15, 16, 18 e 20 de novembro, respectivamente.

Os ingressos estarão disponíveis para venda a partir do dia 18 de julho e poderão ser compradas pelo site www.ticketsforfun.com.br ou telefone 4003-5588, além dos pontos de venda espalhados pelas cidades que receberão o ex-Beatle.

A empresa responsável pelo evento, a Time For Fun, ainda não informou os preços das entradas. Afirmou apenas "que serão divulgados em breve".

BOURBON STREET FEST


FESTIVAL DE INVERNO DE BRASÍLIA

apresenta:
BOURBON STREET FEST

O Festival de Inverno 2011 traz para Brasília o maior e mais tradicional festival de de jazz, blues e soul do Brasil, o Bourbon Street Fest. Criado em 2003, em São Paulo, para comemorar os 10 anos da casa homônima, o Bourbon Street Fest traz para o Brasil os maiores expoentes diretamente do berço destes estilos musicais, Nova Orleans.

O evento acontece pela nona vez em São Paulo, de 29 de julho a 7 de agosto, e pela segunda vez no Rio de Janeiro, de 31 de julho, 01 e 03 de agosto, em 2011. Brasília passa a entrar também em 2011 para o circuito. O Bourbon Street Fest, no Festival de Inverno 2011. Será realizado no espaço do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, nos dias 05 e 06 de agosto, com entrada franca

Com uma riquíssima grade de shows, o festival proporcionará ao público de Brasília e do Brasil, momentos inesquecíveis através de músicos mundialmente admirados e de uma produção impecável.

Em novo formato, o Festival de Inverno de Brasília acontece em duas etapas, agosto, com o Bourbon Street Festival, e setembro, com outro grande evento no cenário do rock a ser divulgado ainda em agosto.

Programação:

Sexta-feira, 5 de agosto
- 19h30 - Orleans Street Jazz Band
- 20h00 - Delfeayo Marsalis

- 21h15 - Orleans Street Jazz Band
- 21h30 - Nathan & the Zydeco Cha Chas

- 22h45 - Orleans Street Jazz Band
- 23h00 - New Orleans Ladies of Soul

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sábado, dia 6 de agosto

- 17h30 - Orleans Street Jazz Band
- 18h00 - Cynthia Girtley

- 19h15 - Orleans St. Jazz Band

- 19h30 - John Mooney & BluesianaGospel / Jazz / Blues

- 21h15 - Orleans Street Jazz Band
- 21h30 - The Dirty Dozen Brass Band


Local: Museu Nacional da República


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PEARL JAM NO BRASIL

Nesta segunda-feira foram confirmados quatro shows da banda no país em novembro: São Paulo (4, estádio do Morumbi), Rio de Janeiro (6, Apoteose), Curitiba (9, estádio do Paraná Clube) e Porto Alegre (11, estádio Zequinha).

Os ingressos começarão a ser vendidos no dia 1º de agosto no site da Tickets For Fun, pelo telefone 40035588 ou nos pontos de venda. Em São Paulo as entradas custam de R$ 190 a R$ 380; no Rio de Janeiro de R$ 250 a R$ 350; em Curitiba de R$ 100 a R$ 300; e em Porto Alegre entre R$ 150 e R$ 200.

Siga o iG Cultura no Twitter

As apresentações fazem parte da turnê de comemoração de 20 anos do Pearl Jam. Nos dias 3 e 4 de setembro a banda promove um festival em uma vila no estado de Wisconsin com a presença de Strokes, Queens of The Stone Age e Mudhoney. Também será lançado um documentário sobre a banda, dirigido por Cameron Crowe.

Esta é a segunda passagem da banda pelo Brasil. Em 2005 o Pearl Jam fez cinco shows no país, passando por São Paulo (dois shows), Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

SERVIÇO
Pearl Jam em São Paulo
4 de novembro
Estádio do Morumbi
Ingressos: R$ 190 (pista), R$ 240 (arquibancada), R$ 340 (cadeira inferior), R$ 380 (cadeira superior)
Vendas: a partir de 1º de julho site da Tickets For Fun, pelo telefone 40035588 ou nos pontos de venda

Pearl Jam no Rio de Janeiro
6 de novembro
Praça da Apoteose
Ingressos: R$ 250 (pista 2/arquibancada), R$ 350 (pista 1)
Vendas: a partir de 1º de julho site da Tickets For Fun, pelo telefone 40035588 ou nos pontos de venda

Pearl Jam em Curitiba
9 de novembro
Estádio do Paraná Clube
Ingressos: R$ 100 (arquibancada, PNE), R$ 200 (pista 2), R$ 220 (cadeira descoberta), R$ 250 (cadeira coberta), R$ 300 (pista 1)
Vendas: a partir de 1º de julho site da Tickets For Fun, pelo telefone 40035588 ou nos pontos de venda

Pearl Jam em Porto Alegre
11 de novembro
Estádio do Zequinha
Ingressos: R$ 150 (arquibancada), R$ 180 (pista), R$ 200 (cadeira)
Vendas: a partir de 1º de julho site da Tickets For Fun, pelo telefone 40035588 ou nos pontos de venda

OBSEVADORES DO HORIZONTE


Uma exposição sobre a expressão de uma época e um momento de contemplação e reflexão sobre a condição humana e a infinita capacidade de a arte desorganizar o estabelecido para produzir o novo. De 03 a 28 de agosto, o Museu Nacional do Complexo Cultural da República, a Embaixada da República Federal da Alemanha e o Goethe-Zentrum Brasília apresentam na capital a exposição “Observadores do Horizonte“.


Pela primeira vez no Brasil, as pinturas e esculturas dos artistas alemães Veit Hofmann, Helge Leiberg e Hans Scheib trazem impressas, em aparência e conteúdo, uma arte constituída de reminiscências de um passado próximo, quando a resistência pela razão venceu o medo, o preconceito, a brutalidade e a ignorância. Sob a curadoria de Michael Müller, expressivo xilogravador que, assim como os autores desta exposição, nasceu na ex-República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Hofmann, Leiberg e Scheib enfrentam, à sua maneira, a experiência da divisão e da ditadura e os desafios de crescer em duas sociedades distintas.


Artistas da chamada Escola de Dresden, os três ditaram o ritmo de sua época e incomodaram o sistema socialista. Enquanto Hofmann é caracterizado por sua técnica de colagem e por sobrepor ao seu princípio de simplicidade uma tensão que vai além do horizonte, Leiberg representa um sopro de improvisação. Com o pincel, ele força explosões aleatórias de saudades cosmopolitas que se dirigem contra as limitações da mente em cada um de nós. Já as figuras de Hans Scheib, em sua maioria coloridas, associam o aurático ao cotidiano, a autonomia da escultura ao caráter exposto da existência humana.

Serviço:


Observadores do Horizonte
Veit Hofmann, Helge Leiberg, Hans Scheib sob a curadoria de Michael Müller
Data: de 03 a 28 de agosto
Horário: 9h às 18h30, de terça-feira a domingo
Local: Museu Nacional do Complexo Cultura da República, Brasília
Entrada franca.

EL DESEO


Mostra El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar exibirá filmografia completa do diretor até 2010 em 35 mm

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta, de 26 de julho a 14 de agosto, a mostra “El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar”, que reunirá e discutirá, na capital federal, a cinematografia do diretor espanhol Pedro Almodóvar, cuja marca essencial é sua grande paixão pelo Cinema.

Serão 18 dias de intensa programação, na qual o espectador poderá prestigiar todos os filmes de Almodóvar: Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão, Labirinto de Paixões, Maus Hábitos, Que eu Fiz Para Merecer Isto?, Matador, A Lei do Desejo, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Ata-me!, De Salto Alto, Kika, A Flor do Meu Segredo, Carne Trêmula, Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela, Má Educação, Volver e Abraços Partidos.

A mostra irá contar, também, com longas produzidos por Almodóvar e seu irmão, Agustín, na produtora El Deseo – dentre os quais: A Espinha do Diabo, de Guillermo del Toro, Minha Vida Sem Mim, de Isabel Coixet, A Menina Santa, de Lucrécia Martel, e A Vida Secreta das Palavras, de Isabel Coixet.

Também serão exibidos filmes que figuram na lista dos preferidos de Pedro Almodóvar ou tidos como referenciais para seus trabalhos: Noites de Cabíria, Horas de Desespero, Os Desajustados, A Malvada, Pink Flamingos, Janela Indiscreta, No Silêncio da Noite, Cinderella em Paris, Tudo O Que o Céu Permite, Sonata de Outono, Pacto de Sangue e Os Olhos Sem Rosto – e também títulos brasileiros: Casa de Areia e Coração Vagabundo.

Haverá, igualmente, exibição do documentário inglês Tudo Sobre o Desejo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar. Ao todo 36 filmes estarão em cartaz. Todos os filmes dirigidos por Almodóvar serão exibidos no formato 35mm e as demais produções, em DVD.

A seleção dos filmes da mostra “El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar” tem curadoria da pesquisadora Silvia Oroz, especialista na obra do cineasta, e do jornalista Breno Lira Gomes.

Para acompanhar a mostra, foi elaborado um catálogo reunindo todas as informações sobre cada um dos filmes programados, além de artigos sobre Almodóvar e sua obra. O volume terá entrevistas com atores que estrelaram filmes do diretor, a exemplo de Julieta Serrano, Antonio Banderas, Javier Cámara e Cecília Roth.

Entrada

  • Entrada franca

Debate

No dia 3 de agosto, será promovido o debate Pedro Almodóvar, O Diretor. A mesa será composta pelo curador da mostra, Bruno Lira Gomes, e pelo cineasta Aluizio Abranches. A mediação será do jornalista Ricardo Dahen.

No dia 11 de agosto, o debate terá como tema A Estética Kitsch e a Diversidade Sexual no Cinema de Pedro Almodóvar. Estão confirmados os nomes de Silvia Oroz, curadora da mostra, e do cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode.

Mostra El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar exibirá filmografia completa do diretor até 2010 em 35 mm. De 26 de Julho a 14 de Agosto.
Data: 26 de Julho a 14 de Agosto.
Hora: Ver programação.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil.


Mês da Fotografia – Arte, Cultura e Ação Social



Durante todo o mês de agosto, o público brasiliense terá acesso a uma programação diversificada. “Serão inúmeras exposições fotográficas, encontros com autores, painéis, workshops, duas oficinas lúdicas, lançamentos de livros e shows musicais, além da entrega do Prêmio Sesc de Fotografia edição 2011”, divulga Juliana Valadares, coordenadora de Cultura do Sesc. E acrescenta: “A programação foi elaborada para atender a diversos públicos, entre espectadores, fotógrafos profissionais, fotógrafos amadores, apreciadores de arte, curiosos, crianças e adultos. O objetivo é, além de comemorar o mês da fotografia, promovê-la como arte, difundir essa expressão artística em sua vertente cultural, social e educativa e levá-la para fora do eixo central de Brasília”, explica. “Além de valorizarmos a arte fotográfica, queremos mostrar para a população uma nova forma de olhar e refletir sobre os temas do cotidiano”, complementa Adelmir Santana, presidente do Conselho Regional do Sesc.


Em sua segunda edição, o evento conta com a participação de fotógrafos internacionais, nacionais e brasilienses. Por meio de projeções fotográficas e de encontros, alguns autores irão debater e refletir sobre seus trabalhos com a comunidade.


O projeto reúne os brasilienses Kazuo Okubo, João Campello, Adriano Gonçalves, Donizete Aparecido, José Rosa, Geovany Bezerra, José Artur Monteiro, Isabela Lyrio, Alan Santos e Orlando Brito. Do circuito nacional participam João Ripper, Egberto Nogueira e Dirceu Maués. O argentino Luis Alberto e Pablo Corral, do Equador, completam a lista.


BRASÍLIA ABERTO


Projeto propõe ocupação de espaços diferentes da capital brasileira com obras de grandes artistas nacionais e internacionais

*Artistas como Nelson Félix, Cildo Meireles, Guto Lacaz e Waltercio Caldas criam obras inéditas para as intervenções urbanas

Carcaças de automóveis e caixas de vidro com fotografias literalmente plantados no meio do gramado da Esplanada dos Ministérios, no gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e em outros espaços públicos da capital brasileira. No Lago Paranoá, um OFNI – Objeto Flutuante Não-Identificado. Grandes vasos de dormideiras nos quatro pontos cardeais do Plano Piloto, onde terminam as linhas traçadas dos eixos. Cem bolas de futebol espalhadas pela cidade em lugares de difícil acesso e muita visibilidade. No espaço externo do CCBB, árvores com notas de real e relógios pendurados e um caminho de lajotas espelhadas que refletem a paisagem – em espaços internos, exposições e exibição de vídeo. Pelo céu, helicópteros de aeromodelismo registrando cenas do “poder em ação” e uma câmera situada na zona central da cidade transmitindo imagens em tempo real para a Sala Multiuso do CCBB. Brasília será tomada de assalto pela arte, de 20 de junho a 21 de agosto, com estas e outras propostas de intervenção urbana. É o projeto ABERTO BRASÍLIA, realização do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, que traz à cidade obras de alguns dos mais expressivos artistas brasileiros e vários convidados internacionais.

Sob curadoria de Wagner Barja, foi reunido um expressivo conjunto da produção atual das artes visuais, em obras concebidas especificamente para os espaços ao ar livre, na linguagem das intervenções urbanas. Um grupo de 18 artistas que atuam internacionalmente irá injetar ousadia, crítica, inventividade nos espaços públicos da capital, democratizando o acesso do grande público às artes atuais.

O centro da proposta ABERTO BRASÍLIA será o CCBB, onde ficará montada uma exposição com a contextualização histórica da obra dos artistas participantes e, os respectivos registros, em foto e vídeo, dos projetos propostos. Vários pontos do local também receberão intervenções artísticas, como a área externa, os jardins, as calçadas e a Sala Multiuso.

ABERTO BRASÍLIA contará coma participação dos brasileiros Guto Lacaz, Nelson Felix, Paulo Bruscky, Ronald Duarte, Rejane Cantoni, Luiz Alphonsus Guimaraens, Cildo Meireles, Xico Chaves, Corpos Informáticos, Karina Dias, Rodrigo Paglieri, Waltercio Caldas e Cirilo Quartin, além de Fernando Baena (Espanha), Soren Dahlgaard (Dinamarca), coletivo The Milena Principle (Geert Vermeire e Stefaan van Biesen – Bélgica), Bertrand Planes (França), Paweł Althamer (Polônia). No dia 21 de junho, vários deles conversarão com o público, no debate INTERVENÇÕES URBANAS, que contará também com a participação do curador Wagner Barja.

A EXPOSIÇÃO
O núcleo da exposição ABERTO BRASÍLIA será o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, onde haverá exposição com registro fotográfico e em vídeo das intervenções, além de obras no prédio do CCBB e na área externa. Mas a exposição se espalhará por diversos pontos da cidade, como Esplanada dos Ministérios, Lago Paranoá, eixos Monumental e Rodoviário, Setor Bancário Sul, UnB – Universidade de Brasília e outros.

Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti Solo - CCBB
Rodrigo Paglieri Panorâmica - CCBB
Ronald Duarte Nimbo Oxalá - CCBB
Ronald Duarte Peito de Aço - Esplanada dos Ministérios
Waltercio Caldas - Eixo Monumental
Xico Chaves ficha brasíliaibiúna 68 – UnB e CCBB
Bertrand Planes Bumpit! 16bit Miracle - Catedral Rainha da Paz (aguardando de confirmação)
Coletivo "The Milena Pinciple" Geert/Vermeire e Stefaan Van Biesen Geist – Parque Olhos Dágua
Fernando Baena Museu da Limpeza Urbana. Sucursal n1 - CAL
Fernando Baena Museu da Limpeza Urbana. Sucursal n2 - Parque da Cidade
Fernando Baena Colocação de XX bolas em locais de difícil acesso - Plano Piloto
Cildo Meireles – Rodoviária do Plano Piloto

A entrada é franca.

Séculos Indígenas no Brasil


No próximo dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas), será aberta ao público a III Edição da Exposição Séculos Indígenas no Brasil, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. A exposição é composta por três vértices que acontecem simultaneamente:

1) Exposição: a exposição apresenta o material artístico e documental produzido ao longo dos 19 anos de existência do projeto “Séculos Indígenas no Brasil”, composto por fotografias, desenhos, gravuras, objetos de arte indígena do acervo de Darcy e Berta Ribeiro, vídeos, animações e textos. A exposição será montada dentro de uma grande estrutura de bambu em forma de uma grande cobra, que será erguida dentro do Memorial. O conteúdo da exposição Séculos Indígenas no Brasil apresenta diferentes aspectos da vida cotidiana em várias comunidades indígenas brasileiras, além de trazer, em forma de depoimentos inéditos, a visão de figuras que são referência na luta indígena e ambiental no Brasil, como Darcy Ribeiro, José Lutzenberger e os líderes indígenas Ailton Krenak e Álvaro Tukano, num diálogo plural e múltiplo.

2) Eventos culturais: buscando promover um (re)conhecimento maior entre as culturas indígena e juruá (não indígena), durante a exposição, em diferentes dias, serão realizados eventos que contarão com a presença de representantes de, pelo menos, 15 etnias.

3) Ação Educativa: aproveitando este potencial e identificando a carência de conhecimento da comunidade escolar acerca da história e da realidade contemporânea dos povos indígenas brasileiros, surgiu a proposta de se criar uma Ação Educativa na III Edição da Exposição “Séculos Indígenas no Brasil”, a fim de oportunizar o diálogo entre estes universos, que coexistem isoladamente em nosso país. O “III Módulo do Fórum de atualização sobre culturas indígenas”, curso de formação dos professores do DF, será realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2011 e a formação continuada dos Mediadores nos dias 5 a 8 de agosto de 2011.
A III Edição fica no Memorial dos Povos Indígenas até o dia 10 de outubro. Esta edição da exposição conta com o apoio formal da SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, do Ministério da Justiça, através da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Gabinete do Senador Cristovam Buarque, CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, PUCRS, Fundação Darcy Ribeiro, Ministério da Cultura e a Sociedade Nheengatu, entre outros.

As duas primeiras edições desta exposição aconteceram no Fórum Internacional Povos Indígenas, nos dias 11 a 14 de agosto de 2005, no Centro de Eventos PUCRS em Porto Alegre/RS e no Espaço Furnas Cultural – Rio de Janeiro/RJ, nos dias 07 de outubro a 07 de novembro de 2005.

De 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, a 9 de outubro, estará aberta ao público a III Edição da Exposição Séculos Indígenas no Brasil, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.


Data: 09 de Agosto a 09 de Outubro.
Hora: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Memorial dos Povos Indígenas

Ingresso

  • Entrada franca

Mais informações

  • Telefone: (61) 3342-1157 / 3344-1154 / 3342-1156
  • Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.
  • Classificação: Livre