segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
1908 - Um Brasil em Exposição
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Yoko Ono doa Walking Piano à Escola de Música de Brasília
Dia 08 de dezembro, dia do falecimento do John Lennon – há 31 anos, o CEP/Escola de Música de Brasília celebra o recebimento do Walking Piano, uma doação da cantora, cineasta e artista plástica Yoko Ono, viúva do músico, para o CEP/EMB. O evento acontece às 19h30, no Teatro do CEP/Escola de Música de Brasília (SGAS 602), com entrada franca.
A cerimônia de entrega será no dia do Encontro de Coros do CEP/EMB, onde participam os grupos: Madrigal de Brasília, Coro Feminino Cantares, Coro Primo Canto, Orquestra Art Brasília e Coro de Alunos do CEP/EMB. Como atração especial, alunos da Musicalização Infantil se apresentam usando o Walking Piano doado à Instituição. No programa, obras de John Lennon, Beethoven, R. Terry, Tom Fettke, Schubert e Mozart.
O Walking Piano
Durante os anos de 2007 e 2009, a exposição “Arte para Crianças”, percorreu cidades brasileiras como Vila Velha, Rio de Janeiro, Belém, São Luiz, Brasília e São Paulo. A exposição reuniu 16 artistas plásticos contemporâneos, pertencentes a diferentes gerações e que criaram suas obras pensando, sobretudo, nas crianças. Amílcar de Castro, Athos Bulcão, Cildo Meireles, Eder Santos, Eduardo Sued, Emmanuel Nassar, Ernesto Neto, Lawrence Weiner, Mariana Manhães, Nuno Ramos, Rubem Grilo, Tunga e Yoko Ono participaram da exposição que teve a curadoria de Evandro Salles.
Na ocasião, Yoko Ono teve a oportunidade de ver a exposição no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, onde um grande número de seus trabalhos estava exposto. Yoko ficou muito emocionada e satisfeita. Quando retornou aos EUA, resolveu presentear a exposição com um famoso piano feito na Itália, o Walking Piano, onde toca-se com os pés, dançando.
O piano foi comprado por ela e enviado ao Brasil. No entanto, com os trâmites burocráticos de liberação alfandegária, quando o instrumento foi liberado, a exposição já havia sido encerrada.
Dessa forma, o curador Evandro Salles, ao contar a história à professora de Viola da Gamba do CEP/EMB, Cecília Aprigliano, resolveram que o melhor destino do instrumento seria uma escola, onde vários alunos poderiam ter acesso ao Walking Piano. Assim, Yoko Ono ficou satisfeita com o novo destino do instrumento.
CERRADO VIRTUAL: ARTE, MÚSICA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Dia 18/12 - 18h: Dudu Aire, Homem de Pedra, Planta e Raiz, Mundo Livre SA e Bicho de Pé
O 7° ARTE E CIDADANIA TRAZ SHOW DE LIRINHA À BRASÍLIA
O Projeto idealizado pelo Instituto Zabilin de Arte e Cultura, com a produção do Espaço Cultural Mosaico e da Só Som Salva, traz para Brasília o primeiro show solo de Lirinha, vocalista do extinto grupo pernambucano, Cordel do Fogo Encantado! O Músico chega à cidade para fazer o lançamento de Lira, seu primeiro disco solo. Além dele, outras diversas atrações vão fazer da área externa da Funarte, palco para um grande Natal de rua!
Programação:
16h00 – Apresentações teatrais com as Companhias Mapati e Hierofante
19h00 – Gessé Lima
20h00 – Luca Rodriguis
21h00 – Cacai Nunes
22h00 – Pé de Cerrado
23h00 – Sistema Criolina
00h00 – Lirinha
Lirinha apresenta à Brasília o seu primeiro disco solo!
José Paes de Lira ficou conhecido, sobretudo, por seu trabalho como vocalista do extinto grupo pernambucano, Cordel do Fogo Encantado. Influenciado pela performance popular dos cantadores e declamadores repentistas, e também do maracatu, do coco e do reizado, fez da encenação fonte primordial para o trabalho do grupo. A força dramática e percussiva, característica do antigo trabalho, rendeu três discos autorais, um DVD e centenas de shows por todo o Brasil.
Com o fim do Cordel, Lira reuniu toda sua força poética para a elaboração do disco homônimo, que marca sua estreia solo. Sem perder sua força expressiva, porém mais maduro musicalmente, o novo trabalho independente exibe uma sonoridade mais elaborada e apresenta o músico de uma forma raramente vista em sua obra. Para se familiarizar com as novas composições, basta acessar o site oficial e baixar: www.josepaesdelira.net
EXPOSIÇÃO INTERATIVA 'GAME ON: O JOGO COMEÇOU'
Serviço: Game On: O Jogo Começou
Data: De 26 de janeiro a 26 de fevereiro 2012
Terça a domingo, de 9 às 21 horas
Local: CCBB (SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília/DF)
Tel: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
site: www.bb.com.br/cultura | www.twitter.com/ccbb_df
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h.
FESTIVAL BRASILEIRO DE TEATRO DE TERREIRO
Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro
Data: De 13 a 18 de dezembro
Local: Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural – lote 2 – Funarte Brasília
Entrada franca
Programação:
Espetáculos na sala Plínio Marcos
TERÇA-FEIRA, 13/12
21h Teatro Galpão (MG) – Tio Vânia
QUARTA-FEIRA, 14/12
21h Antônio Nóbrega (PE) – Mátria
QUINTA-FEIRA, 15/12
21h Mundu Rodá (SP) – Donzela Guerreira
SEXTA-FEIRA, 16/12
20h Pedro Salustiano – Samba no Canavial
21h Cavalo Marinho Boi Pintado
SÁBADO, 17/12
20h Mamulengo Zé Divina
21h Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
DOMINGO, 18/12
20h Lume (SP) – Café com Queijo
Debate na sala Cássia Eller
SÁBADO, 17/12
15h – CONVERSA SOLTA: o Teatro Popular e o seus Modernos Brincantes
Participantes:
Antonio Edson – Teatro Galpão
Chico Simões – Mamulengo Presepada
Izabela Brochado – Dir. do Instiuto de Artes da UnB
Jessér de Souza – Lume Teatro
Juliana Pardo – Mundu Rodá
Manoelzinho Salustiano – Maracatu Piaba de Ouro
Tico Magalhães – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Mediadora: Joana Abreu – Atriz e Pesquisadora de Teatro e Culturas Populares
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Museus em Números
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
MOSTRA INTERNACIONAL DE FILMES INTERATIVOS
Serão duas semanas de exibições em que o público terá a chance de interagir e modificar as histórias que acontecem na tela. Há filmes com até 11 diferentes finais, mas o espectador não define somente o final e sim interage e interfere na história ao longo de toda a exibição dos filmes. A cada cinco ou 10 minutos um menu aparece na tela do cinema e o espectador, munido de um controle remoto, vota e escolhe pra onde a história ou as personagens devem seguir.
A experiência da interatividade no cinema, ainda praticamente inacessível e até pouco tempo vista como impossível, agora é realidade e vem sendo bastante apreciada como mais uma ferramenta para o usuário digital. Nesse contexto, a Mostra Internacional de Filmes Interativos surge como oportunidade única para o público participar da experiência de interatividade na telona e, porque não, expressar seus desejos e experimentar a possibilidade de vivenciar e decidir o rumo de um filme.
Para as mesas redondas, a Mostra Internacional de Filmes Interativos traz a Brasília realizadores de vários países e do Brasil, além de pesquisadores e pensadores da interatividade, com o propósito de definir e difundir as possibilidades dessa linguagem inovadora.
Fonte: CENAS DE CINEMA