terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CERRADO VIRTUAL: ARTE, MÚSICA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


Nos dias 17 e 18 de dezembro, Manjahro, MV Bill, Ponto de Equilibrio, Maskavo, Balalaica, Dudu Aire, Homem de Pedra, Planta e Raiz, Mundo Livre SA e Bicho de Pé se revezam nos palcos do Centro Comunitário da UnB na edição humanitária do evento.  A entrada é gratuita, mediante a doação de alimento e brinquedo

Um evento de peso que, certamente, fechará a programação musical do ano com chave de outro. Nos dias 17 e 18 de dezembro, Brasília será presenteada com o festival Cerrado Virtual. O Centro Comunitário da UnB será cenário da edição humanitária do evento que apresenta como pilares, em 2011, quatro temáticas: música, meio ambiente, acessibilidade e esportes radicais. A festa, que acontece em Brasília há 10 anos, traz aos palcos do Centro Comunitário músicos de peso, como Manjaro, Ponto de Equilíbrio, Homem de Pedra, MV Bill, Planta e Raiz, Bicho de Pé, Maskavo, Dudu Aire, Mundo Livre SA e Start.

O Cerrado Virtual se consolida como um dos maiores eventos do gênero do país e apresenta uma grande estrutura com palco principal, arena de esportes radicais, tenda eletrônica/hip hop, palco som do cerrado (artistas locais) e praça de alimentação.

O diferencial do evento está em unir entretenimento e consciência sócio-ambiental por meio da valorização do Cerrado como reserva da biosfera e de um comportamento saudável, tanto no âmbito individual quanto global.  O evento visa promover valores de paz, de desenvolvimento sustentável e de participação ativa para uma vida melhor entre os jovens. Visando a compensação das emissões de gases produzidos será desenvolvido no festival um trabalho especial de conscientização e de uso de materiais ecologicamente corretos na produção, como exemplo, o uso de biodiesel nos geradores e a coleta do lixo seletiva - que  encaminhará o material para reciclagem em parceria com o DCE da UnB.

Nesta edição, o Cerrado Virtual propõe algo inédito em sua historia. A entrada será franca, mediante a doação de um brinquedo e um quilo de alimento não perecível a serem destinadas a instituições da cidade.

Atrações: 17/12 - 21h: Start, Manjahro, MV Bill, Ponto de Equilibrio, Maskavo e Balalaica
Dia 18/12 - 18h: Dudu Aire, Homem de Pedra, Planta e Raiz, Mundo Livre SA e Bicho de Pé

Ponto de Equilíbrio: Quando o assunto em questão é reggae music, a banda carioca Ponto de Equilíbrio é referência nacional. Composta por Helio Bentes (vocal), Pedrada (baixo), Márcio Sampaio (guitarra base), Tiago Caetano (teclados), Rodrigo Fontenele e Marcelo Campos (percussão), Lucas Kastrup (bateria) e Ras André (guitarra solo), o grupo surgiu em 1999, na Vila Isabel, Rio de Janeiro. Com a proposta de denunciar as desigualdades sociais, o grupo convida o pblico a um chamado espiritual de amor, verdade e justiça, por meio da linguagem rastafari.
O novo CD do Ponto, além de contar com uma musicas gravadas com Don Carlos e The Congos, tem participações especiais de grandes nomes da música brasileira como Marcelo D2 e Jorge Dupeixe (Nação Zumbi).

Planta e Raiz: Completando 13 anos de carreira, o Planta e Raiz tem em sua carreira seis CDs e um DVD, o atual  disco, Manifestação do Amor, foi lançado em novembro de 2010.  A banda está em um momento de crescimento e de novas experiências profissionais como em 2011, os mais de 100 shows, contando com grandes festivais e a tour australiana em março de 2011.
A versatilidade e a capacidade que a banda tem de fazer reeleituras e compor músicas pops vai além do título de ser uma das três maiores bandas de reggae do Brasil,. Destaque aos sucessos Com Certeza, “Gueto do Universo”,” Aquele Lugar”, “Dois Passos do Paraíso”, “Raiou”, “Te Ver e tantos outros.

Bicho de Pé: Há 13 anos na estrada, a banda Bicho de Pé levanta a bandeira do forró pé-de-serra. Sob o comando da vocalista Janaína Pereira, o grupo paulista destaca em seu repertório musical a canção “Nosso xote” - que alcançou o terceiro lugar, entre as músicas mais tocadas nas rádios de São Paulo (1998). Em sua trajetória de sucesso, o grupo se apresentou nos principais programas nacionais de TV e conquistou fãs em todo Brasil. No show em Brasília, no Arena Futebol Clube, o Bicho de Pé apresenta o seu terceiro CD, intitulado “Bicho de Pé – 10 anos’.

Maskavo: Marceleza, Bruno, Quim e Prata compõem a banda Maskavo. O grupo brasiliense, que teve início em 1999, ganhou visibilidade nacional com a música "Anjo do Céu".   Diversas canções foram compostas na estrada, quando foram tentar a sorte grande em São Paulo. O Maskavo apresenta em Brasília sucessos dos oito anos de carreira, além de músicas do novo CD "O som que vem da luz do sol".

Mundo Livre SA: Os pernambucanos Fred Zero Quatro (voz, cavaco e guitarra), Xef Tony (bateria e voz), Bactéria Maresia (teclado, guitarra e voz), Fábio Goro (baixo) e Marcelo Pianinho (percussão) compõem a banda Mundo Livre S.A.. O grupo exibe uma junção de música regional pernambucana com poesia. No repertório estão temas diversos, que vão desde a globalização, a desventuras do Timor Leste ou musas de biquíni branco.

Start: A banda Start chegou para ficar no cenário do hip hop nacional. Desde 2007, a banda liderada por Stephan, filho de Marcelo D2, está na estrada, com um rap muito influenciado pelo jazz.  O grupo concorre ao premio de aposta do ano, pela MTV Brasil, com o hit “Que vença o melhor”. A Start já tocou em vários palcos: Viaduto de Madureira, Circo Voador, Fundição Progresso, Luv, Cabaret Kalesa, Clandestino, Recanto da Lapa, entre vários outros - sempre fazendo barulho e surpreendendo com a atitude nos palcos.

Informações: (61) 7811-2923/(61)8637-3393

Nenhum comentário:

Postar um comentário