segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

1908 - Um Brasil em Exposição



1908 - Um Brasil em Exposição revela detalhes da mostra que foi termômetro da globalização do país há mais de um século

A memória de um tempo, em que o Brasil fazia crescer sua imagem no cenário internacional, guarda consonância com o momento atual do país. As grandes exposições nacionais tinham, no início do século XX, um grau de importância similar ao dos grandes eventos mundiais de hoje, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Montada na galeria principal da CAIXA Cultural Brasília, a mostra “1908 – Um Brasil em Exposição”, fica aberta para visitação a partir desta quarta-feira (21) e segue até 26 de fevereiro de 2012, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, entrada franca e classificação livre.

A Exposição Nacional de 1908, realizada entre os dias 11 de agosto e 15 de novembro daquele ano, na Praia Vermelha, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, foi promovida pelo Governo Federal, para celebrar o centenário do início da abertura dos portos brasileiros às transações marítimas internacionais. O grande evento provocou um amplo inventário da economia, da cultura, da história do país. Apresentou também a nova Capital da República (o Rio) – urbanizada pelo prefeito Pereira Passos e saneada por Oswaldo Cruz – a diversas autoridades nacionais, que a visitaram, revelando o Brasil aos próprios brasileiros, em sua diversidade e em seus contrastes, pela primeira vez.

O Rio de Janeiro, que em 1908 contava com 800 mil habitantes, recebeu, ao longo dos três meses da exibição, mais de um milhão de visitantes entusiasmados que, para entrar no espaço da Exposição, passavam pelas roletas do Portão Monumental. Além dos estados da Federação, diversas instituições públicas se fizeram representar na Exposição.

Conceito:
“1908 - Um Brasil em Exposição” se estrutura em módulos temáticos, que abordam o processo da concepção, construção e inauguração da Exposição Nacional, termômetro da globalização do Brasil, há cem anos. O evento permite que o público atual aprofunde seus conhecimentos, não só sobre a história da cidade, mas sobre os hábitos e as instituições culturais da época, no Brasil.

“Se o Brasil, então jovem República, havia consolidado o Rio de Janeiro, após a modernização empreendida pelo prefeito Pereira Passos e pelo ministro Lauro Mller, como sua maior expressão, a Exposição Nacional celebrava o processo de inserção de todo o país em um modo de vida urbano, industrial e cosmopolita”, explica a historiadora e curadora da exposição, Margareth da Silva Pereira.

Horário: 09:00 |  
Local: CAIXA Cultural Brasília - Galeria Principal  
Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal

Visitação: de terça-feira a domingo
Horário de visitação: das 9h às 21h

Telefone: (61) 3206-9448

Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h)

Acesso para portadores de necessidades especiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário