terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Yoko Ono doa Walking Piano à Escola de Música de Brasília



Dia 08 de dezembro, dia do falecimento do John Lennon – há 31 anos, o CEP/Escola de Música de Brasília celebra o recebimento do Walking Piano, uma doação da cantora, cineasta e artista plástica Yoko Ono, viúva do músico, para o CEP/EMB. O evento acontece às 19h30, no Teatro do CEP/Escola de Música de Brasília (SGAS 602), com entrada franca.

A cerimônia de entrega será no dia do Encontro de Coros do CEP/EMB, onde participam os grupos: Madrigal de Brasília, Coro Feminino Cantares, Coro Primo Canto, Orquestra Art Brasília e Coro de Alunos do CEP/EMB. Como atração especial, alunos da Musicalização Infantil se apresentam usando o Walking Piano doado à Instituição. No programa, obras de John Lennon, Beethoven, R. Terry, Tom Fettke, Schubert e Mozart.

O Walking Piano
Durante os anos de 2007 e 2009, a exposição “Arte para Crianças”, percorreu cidades brasileiras como Vila Velha, Rio de Janeiro, Belém, São Luiz, Brasília e São Paulo.  A exposição reuniu 16 artistas plásticos contemporâneos, pertencentes a diferentes gerações e que criaram suas obras pensando, sobretudo, nas crianças. Amílcar de Castro, Athos Bulcão, Cildo Meireles, Eder Santos, Eduardo Sued, Emmanuel Nassar, Ernesto Neto, Lawrence Weiner, Mariana Manhães, Nuno Ramos, Rubem Grilo, Tunga e Yoko Ono participaram da exposição que teve a curadoria de Evandro Salles.

Na ocasião, Yoko Ono teve a oportunidade de ver a exposição no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, onde um grande número de seus trabalhos estava exposto. Yoko ficou muito emocionada e satisfeita. Quando retornou aos EUA, resolveu presentear a exposição com um famoso piano feito na Itália, o Walking Piano, onde toca-se com os pés, dançando.

O piano foi comprado por ela e enviado ao Brasil. No entanto, com os trâmites burocráticos de liberação alfandegária, quando o instrumento foi liberado, a exposição já havia sido encerrada.
Dessa forma, o curador Evandro Salles, ao contar a história à professora de Viola da Gamba do CEP/EMB, Cecília Aprigliano, resolveram que o melhor destino do instrumento seria uma escola, onde vários alunos poderiam ter acesso ao Walking Piano. Assim, Yoko Ono ficou satisfeita com o novo destino do instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário