quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Exposição sobre os 50 anos do PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

A exposição Parque Nacional de Brasília – 50 anos, com coordenação do fotógrafo João Paulo Barbosa e curadoria da fotógrafa Usha Velasco, aborda o bioma onde vivem 50% das espécies de aves e mais de 40% dos vertebrados terrestres do Brasil. E onde nascem as águas que se espalham por todo o território nacional.

A mostra reúne aspectos naturais, sociais e históricos do Parque Nacional, localizado no coração da capital. Além das fotos de João Paulo, fotógrafo viajante que já clicou nos quatro cantos do mundo, o visitante poderá encontrar imagens do fotógrafo vencedor do World Press Photo, Olivier Boëls, e do fotógrafo, nadador e designer Henry Macario. João Paulo nos mostra a fauna, a flora e a geografia do lugar, com suas cores, texturas e particularidades. Olivier dirige o olhar para pesquisadores que trabalham no Parque. Já Henri apresenta um ensaio em preto e branco realizado nas piscinas da Água Mineral.

Sobre o ensaio de Henri Macario, a curadora Usha Velasco diz: “´Trata-se de uma abordagem autoral, bem diferente do usual, sobre um tema conhecido. Isso enriqueceu bastante o conjunto, deu um toque surpreendente”.

Ela destaca que, mais do que uma exposição para encher os olhos, esse trabalho tem o valor de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservar o Parque e todas as áreas do cerrado. “A situação do DF hoje em termos ambientais é gravíssima, a especulação imobiliária ataca por todos os lados, e quase não se fala nisso, é triste. Apenas 20% do cerrado permanece intacto. O restante foi devastado por pastagens, monoculturas e expansão urbana. Do que restou, só 1,8% está protegido por Unidades de Conservação de Proteção Integral, como o Parque Nacional de Brasília”, informa Usha.

O projeto nasceu do empenho e da motivação de João Paulo Barbosa. “”Me interesso pelo Parque Nacional de Brasília desde a adolescência. Tive o privilégio de fazer um extenso trabalho fotográfico lá, nesses últimos dois anos, depois que já tinha a experiência de ter fotografado 60 parques em 20 países”, conta o fotógrafo. A exposição é parte de um livro que será lançado brevemente.

Data: De 23 de novembro a 24 de Dezembro.
Hora: das 09h às 18h (terça-feira a domingo)
Local: Galeria do Térreo do Museu da República, Esplanada dos Ministérios.

Ingressos

Entrada franca.

Mais Informações

  • Telefones: (61) 9962-0026 / 9953-5015
  • Classificação: Livre.

Fonte: DEBOA BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário