segunda-feira, 12 de julho de 2010

V Simpósio Nacional de História Cultural



O V Simpósio Nacional de História Cultural: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais ocorrerá na cidade de Brasília (DF), nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), no período de 08 a 12 de novembro de 2010, ano em que Brasilia completa 50 anos. O simpósio integra, portanto, as comemorações do cinquentenário da nossa Capital, cidade que serviu de berço à UnB. Nesta quinta edição de seu Simpósio Nacional, o GT Nacional de História Cultural busca divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno de temas já consagrados no âmbito da História Cultural, quanto de perspectivas teóricas e metodológicas que visam a ampliar os campos de interlocução do historiador da cultura.

Para este V Simpósio Nacional de História Cultural, o Comitê Científico propõe não apenas o esquadrinhamento de uma temática e/ou de uma proposta de trabalho, mas um diálogo abrangente que articule temas e objetos de História Cultural - Imagens, Paisagens e Subjetividades - ao campo da História Social, por intermédio das Paisagens Sociais. A intenção é promover, a partir de experiências individuais e coletivas, o contato dos homens e das mulheres com a realidade, implicando numa forma de conhecimento desse real apreendido pelas dimensões subjetivas. Desse modo, o aspecto cognitivo organiza, interpreta, traduz e classifica as manifestações sensíveis através de representações políticas e sociais, enquanto a sensação se transforma em sentimentos ou "estados d'alma", atribuindo ao mundo significados partilhados e transmitidos.

Nossa proposta, portanto, no V Simpósio Nacional de História Cultural, é a de pensar como as subjetividades afetaram e foram historicamente afetadas pelas mudanças ocorridas nos comportamentos e nas visões de mundo, nas formas de conhecimento do real e na concepção de valores e verdades, nas experiências estéticas e nas expressões artísticas, nas crenças e mitos, na moral e na norma, nas formas de agregação dos indivíduos e dos grupos, no sentido do público e do privado. Que razões e sentimentos estavam contidos nessas transformações que ocorreram na história?

Mais informações sobre o evento e procedimentos de inscrição podem ser obtidos através deste link: http://soac.bce.unb.br/index.php/SIHC/VSIHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário