quinta-feira, 29 de julho de 2010

CINEMA E PINTURA




Quando se fala em artes plásticas, em Brasília, a Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX) aparece como uma das grandes referências na cidade. Por isso, na primeira semana de agosto, o Cinema da Casa da Cultura (CineCAL) celebra, em sua tela, dois grandes pintores europeus: El Greco e Vermeer.


Dia 4 de agosto de 2010 (quarta-feira )
El Greco (Itália/França/Itália). Direção de Luciano Salce, 1966, 95 minutos. Mais do que uma biografia do grego Domenicos Theotokopoulos, pintor mais conhecido por “El Greco” e que foi um dos expoentes máximos da pintura da Renascença, o filme aproxima-nos também das difíceis relações entre a arte e a Santa Inquisição, sempre pronta a descobrir hereges. Censura 14 anos.

Dia 5 de agosto de 2010 (quinta-feira)
Moça com brinco de pérola (Inglaterra). Direção de Peter Webber, 2003, 95 minutos. Com Colin Firth e Scarlett Johansson. Adaptado do romance da pesquisadora americana, Tracy Chevalier, o filme debruça-se sobre o famoso quadro homônimo do pintor holandês, Johannes Vermeer, datado do século XVII, conhecido como a Monalisa holandesa. A história tem como mote a misteriosa moça que inspirou a obra-prima do artista. Censura 16 anos.

Entrada franca
Hora: 12h30
Local: Auditório da CAL (térreo)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis
Realização: CAL/DEX/UnB
Patrocínio: Cult Vídeo Locadora
Brasília, 29 de julho de 2010
Núcleo de Comunicação Social da CAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário