quinta-feira, 21 de outubro de 2010



Seminário de estudos sobre restauração arquitetônica:
“Técnicas analíticas e de diagnóstico de bens culturais: experiências italianas recentes”

Docente convidado: Prof. Dr. Nicola Santopuoli
Local: FAU-Maranhão
Dias 4 e 5 de novembro de 2010, das 15:00 às 19:00
Vagas Limitadas

No quadro das atividades da disciplina de pós-graduação “AUH 5816: Metodologia e Prática da Reabilitação Urbanística e Arquitetônica”, sob a responsabilidade das Profas. Dras. Beatriz Mugayar Kühl e Maria Lucia Bressan Pinheiro, e do protocolo executivo de cooperação didático-científica entre a FAUUSP com a Faculdade de Arquitetura “Valle Giulia” da Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, será realizado um seminário de estudos sobre restauro na FAU-Maranhão, aberto também a um público mais amplo de interessados.
O evento contará com a presença do Prof. Dr Nicola Santopuoli e será voltado à discussão das contribuições das ciências para a restauração, analisando suas aplicações na prática, ou seja, relaciona-se diretamente com os objetivos do programa de cooperação das instituições, a saber: aprofundar aspectos teórico-metodológicos do restauro e sua repercussão técnico-operacional nas intervenções.
04.11. A contribuição da ciência para o restauro: o papel da inovação tecnológica para o diagnóstico e para o projeto de intervenção
05.11. A cor no restauro urbano: estudos, experiências e o estabelecimento de critérios operacionais.

Professor Responsável: Nicola Santopuoli
Arquiteto, professor do Departamento de História da Arquitetura, Restauro e Conservação de Bens Arquitetônicos da Facoltà di Architettura Valle Giulia della Sapienza Università degli Studi di Roma. Sua atividade científica e didática dos últimos anos foi voltada para: aprofundamento de aspectos teóricos da restauração, com repercussão também em âmbito arqueológico; levantamento, seja através de métodos tradicionais ou com tecnologia avançada, e diagnóstico aplicados ao estudo de bens arquitetônicos, arqueológicos e artísticos; projeto e experimentação de dispositivos inovadores no campo da restauração. Possui vasta experiência profissional no campo de restauro, em que se destaca a sua atuação em várias itnervenções em Pompéia. De sua numerosa produção bibliográfica recente, citam-se os capítulos (de 2008) sobre técnicas analíticas e de diagnóstico e de levantamento de cor no campo dos bens culturais escritos para o Trattato di Restauro Architettonico, organizado por Giovanni Carbonara, os trabalhos sobre a conservação das paredes internas da Domus Aurea, a organização do livro Storia e teoria del restauro delle opere d‟arte (Pisa: Felici Editore, 2008), os textos sobre levantamento e diagnóstico em Pompéia e os estudos sobre materiais e cor na arquitetura monumental.
Apoio / Patrocínio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP; Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, Comissão de Pós-Graduação FAUUSP.

Inscrições: fauusp.sapienza@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário