sábado, 9 de outubro de 2010

Marc Riboud: retrospectiva da carreira do fotógrafo francês




Considerado um dos ícones da fotografia francesa, Marc Riboud expõe a partir desta sexta-feira (10) imagens de seus mais de 50 anos de carreira na Caixa Cultural Brasília (DF). A mostra "Marc Riboud - Fotógrafo", que fica em cartaz até 13 de outubro, reúne 61 fotos.

“Imagens encomendadas ou fotos espontâneas, há 50 anos Marc
Riboud percorre o planeta como repórter e viajante que não gosta de
correr. Quem conhece seu trabalho sabe do seu gosto pela surpresa,
sua simpatia pelas pessoas. Contra a violência, suas fotos revelam o
prazer do olhar.”

Os registros em exibição foram feitos durante sua peregrinação pelo leste do globo, incluindo passagens por China, Tibete, Argélia e Vietnã do Norte. A mostra conta ainda com fotos realizadas durante a recente viagem do fotógrafo ao Brasil. Riboud esteve no país em 2009, passando pelas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Em 2010, a mostra “Marc Riboud - Fotógrafo” já havia passado por Fortaleza, Recife e Salvador. Depois de Brasília, ela segue para o Rio de Janeiro.

Fotojornalismo

Marc Riboud nasceu em 1923 na cidade de Lyon. Ele fez parte do grupo de profissionais da agência Magnum que, a partir dos anos 1950, adotou o fotojornalismo como um meio de expressão artística. Além de Riboud, passaram pela agência Cartier-Bresson, Robert Capa, o polonês David Seymor --radicado nos Estados Unidos-- e o inglês George Rodger.

O fotógrafo já realizou exposições em diversas cidades do mundo, como Paris, Londres, Nova York, Pequim e Hong Kong. Também fez a cobertura das independências na Argélia e na África negra e reportagens nos Vietnã do Sul e do Norte. Riboud também foi tema de duas retrospectivas: na Maison Européenne de la Photographie de Paris (2004) e no Museu da Vida Romântica, também em Paris (2009).
________________________________________
"MARC RIBOUD - FOTÓGRAFO"
Quando: de 10 de setembro a 13 de outubro de 2010. De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Onde: Caixa Cultural Brasília - Galeria Principal (SBS Qd. 4 lote 3/4 -- anexo do edifício Matriz da Caixa)
Quanto: Grátis
Inf.: 0/xx/61/3206-9448 (agendamento de visitas monitoradas no 0/xx/61/3206-9892
De terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 21h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário