quarta-feira, 18 de maio de 2011

RUBEM GRILO

Um dos maiores expoentes da gravura no país traz 197 obras para cidade e oferece visita guiada e palestra para o público

Tamanho da Fonte Redação CerradoMix

Com curadoria do próprio artista, a exposição “Rubem Grilo – Xilográfico (1985 a 2011)”, passeia por obras feitas nos últimos 26 anos, com o foco na produção mais recente do xilogravador. A mostra tem abertura para convidados e imprensa na terça-feira (10), e fica na Galeria Principal da CAIXA Cultural Brasília até 26 de junho de 2011. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a exposição é livre para todos os pblicos.

O artista ilustrou (entre 1973 a 1985), as páginas de importantes jornais do país, dentre eles Opinião, Movimento, Pasquim, Jornal do Brasil e Folha de São PauloDivulgaçãoO artista ilustrou (entre 1973 a 1985), as páginas de importantes jornais do país, dentre eles Opinião, Movimento, Pasquim, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo
Quem quiser saber mais sobre o artista, terá duas oportunidades imperdíveis de vê-lo, pessoalmente, falar de suas obras e experiência. A primeira é uma palestra, na terça-feira (10), às 14h, na sala Espaço Leitura & Debate, no 1º andar da CAIXA Cultural Brasília. A outra é a visita guiada com o artista, que acontece também na terça-feira (10), às 20h, na Galeria Principal.

A mostra “Rubem Grilo – Xilográfico (1985 a 2011)” reúne uma etapa de grande autonomia da trajetória do artista e revela um Rubem mais profundo e amadurecido. Nesta mostra, o público terá a oportunidade de ver uma primorosa seleção de obras cujostemas e abordagens ganham ampla densidade e configuração dramática, adquirindo abrangências filosóficas.

Paralelamente ao mergulho nas questões humanas, seu processo criativo remete-se para o fato plástico essencial: a síntese gráfica na construção do espaço. Rubem Grilo traz para a CAIXA Cultural Brasília uma produção na qual exibe obras com um alto padrão de sofisticação técnica, gráfica e visual. Trata-se da mais significativa exposição em seus quase 40 anos de atividade profissional. Mesmo não se tratando de uma retrospectiva, a exposição resume obras produzidas durante os ltimos 26 anos.

Rubem Grilo
Um dos principais expoentes da gravura do país. Realizou cerca de 60 mostras individuais e em mais de 100 coletivas no Brasil e no exterior, dentre elas duas Bienais de São Paulo (1984 e 1998). Nasceu em Pouso Alegre, Minas Gerais, em 1946.Em 1971, muda-se para o Rio de Janeiro e realiza suas primeiras xilogravuras.

O artista ilustrou (entre 1973 a 1985), as páginas de importantes jornais do país, dentre eles Opinião, Movimento, Pasquim, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Realizou, para o projeto gráfico O Globo, em 1985, as vinhetas da agenda cultural e o horóscopo. Atualmente, ilustra, aos domingos, a crônica de Ferreira Gullar na Ilustrada da Folha de São Paulo.

Em 1985, lançou o livro Grilo: Xilogravuras. Em 1990, recebeu o segundo prêmio da Xylon Internacional, Suíça e, 2002, o prêmio Golfinho de Ouro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Tem trabalhos publicados em revistas especializadas, como Graphis, Suiça; Who’s Who in Art Graphic, Suíça; Novum Gerbrauchsgrafik, Alemanha ; Print, USA e Idea, Japão; entre outros.

Como curador, Rubem Grilo realizou exposições como Impressões - Panorama da xilogravura brasileira, abrigada pelo Santander Cultural, de Porto Alegre (2004), Pensar gráfico, no Paço Imperial (1998); o evento Mostra Rio Gravura (1999), que reuniu 70 exposições em 45 instituições culturais da cidade, expondo cinco mil gravuras.

Destaque inovador em exposições do artista
A exposição de um conjunto de 6 matrizes, de maiores dimensões, desenhadas e gravadas – placas de madeira através da qual são feitas as cópias xilográficas – que ainda não foram entintadas, permitindo, nesse nível do processo, ver a feitura da gravura e o acurado trabalho de desenho e gravação na madeira. Após o entintamento das matrizes essas etapas se perdem, constituindo a exposição desses estágios a oportunidade única de conhecer o trabalho em sua gênese.

Serviço:
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal
Visitação: de 11 de maio a 26 de junho de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário