O seminário traz em duas mesas de debate reflexões sobre os 17 anos do Projeto Leonilson e sobre o conjunto da obra do artista.
quinta 19 de maio
20h mesa Projeto Leonilson e a Internacionalização da Obra
com Ana Lenice Dias, Lisette Lagnado e Paulo Herkenhoff
mediação Ricardo Resende
Ana Lenice Dias é irmã do artista e está à frente da Sociedade Amigos do Projeto Leonilson desde sua fundação. Hoje é uma das maiores incentivadoras do trabalho realizado no projeto.
Lisette Lagnado é uma das fundadoras da Sociedade Amigos do Projeto Leonilson e foi responsável pela implantação do projeto. Crítica de arte e historiadora, organizou a mostra Leonilson: São Tantas as Verdades, na Galeria do Sesi, em 1995, e o livro que acompanhou a exposição, e foi curadora da Bienal de São Paulo em 2006.
Paulo Herkenhoff é crítico de arte e historiador e foi o curador da antológica Bienal de São Paulo de 1998, conhecida como a Bienal da Antropofagia. Herkenhoff é colaborador do Projeto Leonilson e uma das figuras-chave da internacionalização da obra do artista.
Ricardo Resende é crítico de arte, gestor cultural e atualmente diretor-geral do Centro Cultural São Paulo. Desde 1996, é colaborador e consultor do Projeto Leonilson. Assina a curadoria da mostra Sob o Peso dos Meus Amores com Bitu Cassundé.
sexta 20 de maio
20h mesa A Obra Como Arquivo
com Bitu Cassundé, Carlos Eduardo Riccioppo e Maria Esther Maciel
mediação Ricardo Resende
Bitu Cassundé é pesquisador e defendeu uma dissertação de mestrado com novos olhares sobre a obra de Leonilson. É curador da mostra Sob o Peso dos Meus Amores com Ricardo Resende.
Carlos Eduardo Riccioppo é curador, pesquisador e recentemente defendeu tese de mestrado sobre o artista na USP.
Maria Esther Maciel é escritora e professora de teoria da literatura comparada da Faculdade de Letras da UFMG. É mestra em literatura brasileira pela UFMG e doutora em literatura comparada pela mesma instituição, com pós-doutorado em cinema pela Universidade de Londres. Investiga a taxonomia tanto na literatura quanto na arte contemporânea, característica recorrente na constituição das obras de Leonilson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário