quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CINEMA ITALIANO




Dois filmes mais expressivos e emblemáticos do Realismo Italiano estarão em cartaz na próxima semana na tela do Cinema da Cultura da América Latina (CineCAL).


Dia 11 de agosto (quarta-feira)
Ladrões de bicicleta (Itália). Direção de Vittorio De Sica, 1948, 90 minutos. Narra o desespero de um pai que tem sua bicicleta roubada, no primeiro dia de emprego colando cartazes. Aflito, procura nos labirintos das ruas de Roma, seu único meio de sobrevivência. Primeiro filme do Neorealismo (movimento que surgiu na Itália, nos anos 1940, que contava histórias sobre as conseqüências da Segunda Guerra Mundial) a ganhar Oscar de melhor filme estrangeiro. Censura 18 anos.

Dia 12 de agosto (quinta-feira)
Arroz amargo (Itália). Direção de Giuseppe De Santis, 1949, 105 minutos. A história gira em torno do triângulo amoroso formado pelo golpista Walter, sua amante Francesca e a bela e inocente Silvana, tendo como pano de fundo a colheita de arroz feita por centenas de mulheres no miserável Vale do Pó, no interior da Itália. O filme revelou o mito Silvana Mangano. Estão no elenco também Vittorio Gassmann e Raff Valone. Censura 16 anos.


Entrada franca
Hora: 12h30min
Local: Auditório da CAL (térreo)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis
Realização: CAL/DEX/UnB
Patrocínio: Cult Vídeo Locadora
Brasília, 05 de agosto de 2010
Núcleo de Comunicação Social da CAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário