segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mostra 'ÍNDIA'



O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília exibe a mostra “Índia!”, que traz um panorama da história e da cultura do país.
A exposição, que já passou por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, reúne 350 peças, entre objetos sacros, esculturas, vestimentas, máscaras, pinturas, móveis e fotografias.
O curador, o historiador Pieter Tjabbes, afirma que esta é a maior mostra sobre o país já exibida no Brasil.
“É um apanhado da cultura de um quase continente. A gente está lidando com mais de dois mil anos de história do país, com quatro religiões, as mais importantes do mundo, e um país que tem 1,2 bilhão de pessoas. Para mostrar toda essa riqueza de história de cultura, de tradição, nós optamos por fazer uma exposição que parte do contemporâneo. A gente começa a pensar como é a Índia de hoje, quais são as tradições que ainda são cultivadas lá e como isso tem raízes no passado”, explica.
A exposição está dividida em quatro galerias, uma voltada para o cotidiano dos indianos, uma com foco na influência das quatro principais religiões do país – hinduismo, islamismo, cristianismo e budismo – uma que retrata a formação do estado indiano e uma com destaque na produção de artistas contemporâneos.

Há obras produzidas entre 200 a.C e 2011, incluind

A exposição aprsenta os itens dos museus de Arte Asiática (Berlim), Rietberg (Zurique), Volkenkunde (Leiden, na Holanda), do Instituto Ricardo Brennand, de Recife, do Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) e colecionadores indianos.
A exposição “Índia!” fica em cartaz no CCBB de Brasília até o dia 29 de julho, com visitação gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário