sexta-feira, 9 de março de 2012

I Ciclo de Palestras sobre Integração e Formação de Educadores em Espaços Culturais


     É com imenso contento que a Equipe Vanguarda – Arte, Educação e Cultura – André Medeiros e Tais Castro juntamente com o Rede Nacional Artes Visuais 8ª. Ed. vêm por meio deste, informar a Programação Completa do 


     Assim, abre o ciclo no dia 19, às 17h30m, PAULO PORTELLA FILHO, Artista Plástico, educador e museólogo. Estudou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (1975). Coordena, desde 1997, o Serviço Educativo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP. 
     Com a palestra: O SERVIÇO EDUCATIVO DO MASP: IMPLANTAÇÃO, COMPROMISSOS  E DESENVOLVIMENTO. É intenção desta palestra  trazer informações sobre a responsabilidade histórica do MASP com a educação em museus de arte no país e  sobre  a atualizaçao de suas metas através da criação, em 1997, de uma nova area de conhecimento na instituição. Esta,  em diálogo com os demais setores do museu, vem  objetivando desde então  o estabelecimento de relações significativas de reflexão e de apreciação  artística  com o visitante  individual, ou previamente agrupado, de suas exposições.
     Na sequencia, a fala de MOISÉS LUCAS, Licenciado em Artes Plásticas pela universidade de Brasília (2002), mestre em Artes pela UnB (206). Doutor em Educação pela UnB (2011). Atualmente é supervisor titular (coordenador) do curso de Artes Visuais da Faculdade Anhanguera/Santa Teresinha e professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 
     Com a palestra: CULTURA VISUAL E INTERNET EM ESPAÇOS CULTURAIS - A internet, sem dúvidas, vem promovendo sérias mudanças nas formas de ver, fazer e ler o mundo. O acesso à informação e a consequente construção do conhecimento se faz de formas cada vez mais variadas. Para a arte, em especial as visuais, cada vez mais a exposição imagética dialoga com a multimodalidade. O acesso aos acervos das grandes instituições museais e, principalmente, à produção contemporânea emergente, fomenta redes sociais por predileção, tema, técnica, linguagem, ou mesmo artistas. A rua, os muros, as vitrines, os jornais, as revistas, a TV, o comportamento, os objetos e as pessoas, em suas atitudes se expõem e são vistos como nunca. Os limites de hibridação e mestiçagem, mais que nunca, denunciam novos contornos para a emergência de outros olhares para cultura visual. A escola, cada vez mais, necessita de promover acesso à diversidade da arte e da cultura visual. Uma das formas de favorecer tal acesso seria promover diálogos entre a produção imagética dentro dos vários períodos da história da arte e as imagens do cotidiano a partir de um viés socioantropológico. 
     No segundo dia do Ciclo teremos, às 17h30m, a presença de PAULO RICARDO PEZAT,  Bacharel (1991), mestre (1997) e doutor (2003) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Auxiliou na implementação dos cursos de graduação em Museologia e em Conservação & Restauro da Universidade Federal de Pelotas, bem como no mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Atualmente é professor adjunto do Departamento de História da UFPel.  
     Com a palestra: CONSERVAÇÃO DE ACERVOS EM ESPAÇOS CULTURAIS - A palestra discorrerá sobre a tipologia de acervos culturais e suas instituições mantenedoras, considerando as diferentes teorias sobre conservação e restauração bem como as distintas técnicas de registro e possibilidades de transposição de suportes, enfatizando a importância da comunicação de tais instituições responsáveis pela preservação do patrimônio cultural com a sociedade.
     E, na sequência, a fala de ANAMÉLIA BUENO BUORO - Graduada em Educação Artística pelo Instituto Musical São Paulo (1978), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica  - PUC / SP (1996), Doutora em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica de São Paulo – PUC / SP ( 2001). Atualmente é pesquisadora no Centro de Pesquisa Sóciossemióticas PUC/SP e trabalha com assessorias a escolas e diversas instituições do país. 
     Com a palestra: MEDIAÇÃO CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DO OLHAR - A palestra refletirá sobre as relações entre a construção do olhar leitor, o ensino de arte e o contato com obras de arte em visitas a museus. Alguns materiais didáticos criados com o objetivo de fortalecer a formação dos educadores, assim como as pesquisas realizadas no Brasil e em algumas instituições do exterior, fornecerão as bases para essa reflexão. As abordagens dos contextos contemporâneos estarão em constante diálogo com as realidades vividas pelos leitores de obras de arte. 
    No terceiro dia, 21 de Março, novamente às 17h30m, teremos a presença de VERA LÚCIA MACHADO DA ROSA - Licenciada em Desenho e Plástica pela FEEVALE (1974). Desde 1996 trabalha na Secretaria de Estado da Cultura onde passou pelo Instituto Estadual de Artes Visuais, Museu de Arte contemporânea, Museu de Arte do Rio Grande do Sul e outros. Está exercendo pela terceira vez a coordenação da ação educativa do MARGS. 
     Com  a palestra: A FUNDAÇÃO DO MARGS E OS PRIMEIROS VESTÍGIOS DE AÇÃO EDUCATIVA. Artistas que se dispuseram a fazer um trabalho educativo na segunda sede do MARGS, na avenida Salgado Filho.Nova sede (a atual) e a maior estruturação dos trabalhos.Ação do museu nas escolas e fábricas.A mediação dentro da instituição e os núcleos envolvidos. O surgimento da AAMARGS e a disponibilidade de voluntários.Como agimos atualmente e as mudanças significativas.
     E, para fechar este terceiro dia de atividades do I Ciclo, a fala de MÁRIO CHAGAS - Graduação em Museologia pela UNIRIO (1979) e Licenciatura em Ciências pela UNIRIO (1980). Mestrado em Memória Social pela UNIRIO (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela UNIRIO (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (DEPMUS/IBRAM/MinC).
     Com a palestra: MUSEUS E PATRIMÔNIO CULTURAL - A tradição moderna dos museus. O lugar dos museus nos manifestos e proposições das vanguardas. Museus e antropofagia. Museus e patrimônio: entre o diacrônico e o simcrônico. Os museus e a ressignificação de sentidos e funções. A dilatação dos conceitos de museue e patrimônios na sociedade contemporânea. Museu arborescentes e rizomáticos.
     O quarto dia de atividades do I Ciclo de Palestras sobre Integração e Formação de Educadores em Espaços Culturais inicia com a fala de LAURA DALLA ZEN – FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO - Laura Dalla Zen é coordenadora do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo e professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde ministra aulas nos cursos de Pedagogia, Gestão Cultural e Processos Gerenciais. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Gestão Cultural pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), tem graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFRGS. Depois de atuar na gestão de diferentes projetos culturais, no Brasil e na Espanha, hoje atua, tanto no âmbito acadêmico como profissional, nas áreas de arte-educação e formação cultural de professores e gestores.
     Com a palestra: PROGRAMA EDUCATIVO DA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO - A Fundação Iberê Camargo foi instituída em 1995, um ano após a morte do artista. Desde então, conta com diferentes ações educativas, as quais ganharam uma abrangência maior depois da inauguração da nova sede, em 2008. Ao partir da premissa de que o potencial educativo do museu reside, justamente, em sua natureza cultural, o Programa Educativo busca aproximar o público da obra de Iberê Camargo, assim como da arte moderna e contemporânea. Nesse sentido, o principal objetivo de suas ações é criar estratégias a fim de qualificar a experiência entre público e arte.
     Para finalizar o evento, acontece então a Mesa Redonda com os Representantes de Programas Educativos de Instituições Culturais de Pelotas. Entre eles, Annelise Costa Montone – Museu Solar Parque da Baronesa - Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPEL - 2009, na linha de pesquisa gestão de acervos e patrimônio. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e graduação em Adminstração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Atualmente é administradora da Prefeitura Municipal de Pelotas, atuando no Museu Municipal Parque da Baronesa, instituição vinculada à Secretaria de Cultura. Desde 2005 exerce a função de Diretora do Museu. Tem experiência na área de Administração e Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano (UFPEL). José Eduardo Figueiredo Dornelles – Museu Carlos Riter - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Zoologia e Paleozoologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: ilustração científica, museologia e anatomia comparada de vertebrados. Coordenador do Programa Educativo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Fábio Vergara Cerqueira - Museu da Colonização Francesa. Graduou-se no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e concluiu doutorado em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto do Departamento de História e Antropologia da Universidade Federal de Pelotas, lecionando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, Bacharelado em Museologia e Bacharelado em Antropologia, com Habilitação em Arqueologia. Entre 2006 e 2009, foi professor do Mestrado em Ciências Sociais. É professor, desde 2007, do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, e, desde 2009, do Mestrado em História. Nesta universidade, foi diretor do Instituto de Ciências Humanas por dois mandatos (2002-2010), coordenador do Curso de História (2000-2002) coordenador do Laboratório de Antropologia e Arqueologia (desde 2001) e do Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006). Francisca Ferreira Michelon – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Estágio no Arquivo Fotográfico da Câmara de Lisboa (2009) em conservação de fotografia. É professora (atualmente na categoria Associado) da Universidade Federal de Pelotas desde 1992.Participou das comissões que criaram os cursos de Bacharelado em Museologia (2006), Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2006), Curso Superior de Conservação e Restauro (2008), todos da Universidade Federal de Pelotas. Coordenou o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural de 2006 a 2008. Orienta alunos em pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação desde 1996. É editora da Revista Memória em Rede do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural (eletrônica). É membro do Conselho Editorial da Editora da UFPel. Michel Constantino Figueira – Ecomuseu da Colônia Z3. Bacharel em Turismo e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas com Universidad de Buenos Aires (Bolsista Capes). Professor do Curso de Bacharelado em Turismo Binacional da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutor PET/Turismo - FURG. Ênfase profissional em Planejamento e Projetos em Turismo, Turismo e Patrimônio Cultural, Memória Social e Turismo de Base Local ou Turismo Comunitário. Raquel Santos Schwonke  - Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (mediação da mesa). Possui graduação em Artes Plásticas, Pintura, pela Universidade Federal de Pelotas (1992), graduação em Artes Plásticas, Gravura, pela Universidade Federal de Pelotas (1993), Licenciatura, Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Pelotas (1991), mestrado em Ciências Socias, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (2001). Técnica do Atelier de Gravura na Universidade Federal de Pelotas (1996 a 2005). Professora de Artes Visuais da Escola Mario Quintana, Pelotas (2003). Diretora do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (2004). Atuou como representante dos professores assistentes no Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal de Pelotas (2006-2009), subchefe do Departamento de Artes Visuais e membro da Galeria de Arte do Instituto de Artes e Design (2007). Atualmente é professora assistente e diretora do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. É representante dos Museus de Arte no Sistema Municipal de Museus da Prefeitura Municipal de Pelotas (desde 2007). Faz parte do Conselho do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Participa do Grupo de Pesquisa EXPRESSÕES DO MÚLTIPLO: Imagens e meios reprodutivos de criação, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, Arte e Patrimônio Cultural atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, museu, memória, patrimônio cultural, museu de arte e educação. Participa de curadorias de exposições (organização de eventos-exposição). 
     
     PS: Todos os resumos de currículos foram retirados da plataforma lattes

Ficha Técnica:

Coordenação e Produção
André Medeiros e Taís Castro

Assistente de Produção
Edgar Lemos

Arte Gráfica
Simone Vara

Fotografia 
Joseana Silva

Vídeo e Edição
Francisco Maximila

Serviço:

I Ciclo de Palestras sobre Integração e Formação de Educadores em Espaços Culturais.
19 a 22 de Março. Das 17h30m às 22h30m.
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Rua General Osório, 775.

Inscrições: 
vanguarda.arte@gmail.com


+ info: vanguarda-arte.blogspot.com

Produção e Realização:

Vanguarda – Arte, Educação e Cultura LTDA.
Rede Nacional Artes Visuais 8ª. Ed. Funarte.

Apoio: UFPel-MALG – SAMALG


I Ciclo de Palestras "na Rede"


+ info FUNARTE




+ info REMIC DF






+ Arte Gráfica do Ciclo Simone Vara Designer Gráfica