sexta-feira, 17 de junho de 2011

Exposição: Vik Muniz 3D


Exposição

“Vik Muniz 3D”, com curadoria de Ligia Canongia e co-curadoria de Karla Osorio Netto.

Sobre

A exposição traz mais de 60 trabalhos que datam desde o final da década de 1980, quando a série foi intitulada “Relíquias” entre projetos mais recentes e obras inéditas que datam da mesma época.

A série “RELICÁRIO” enfatiza a precocidade do olhar curioso e experimentador do artista, apresentando trabalhos inusitados e que tratam da dualidade destes objetos em relação a sua função permitindo que os elementos e as imagens se desviem dos regimes convencionais de percepção. São fotografias de flores industriais captadas com rigor científico, um crânio com nariz de palhaço, uma pluma de mármore Carrara, assim como outros objetos que são tirados do senso comum e permitem interpretações polissêmicas sobre sua representação.

A produção mais recente do artista denominada “VERSO” possui duas vertentes, primeiro o artista retrata e reproduz versos de fotografias ilustres da história da imprensa revelando detalhes da imagem, além das vezes em que foi re-publicada. E posteriormente revelando fielmente o lado oculto de quadros de pintores famosos revelando assim sua história e trajetória por meio de registros aos quais somente galeristas, curadores e críticos têm acesso.

Complementando a amplitude da mostra em Brasília, o ECCO apresenta uma sala de vídeo com exibição do documentário “LIXO EXTRAORDINÁRIO“, que concorreu, este ano, ao “Oscar” de melhor documentário. Um filme que acompanha o trabalho do artista Vik Muniz, não somente o processo que o levou às fotografias e às formas construídas a partir de refugos urbanos, como o seu interesse em relatar a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo registrando o dia a dia de uma comunidade de catadores de lixo, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico. Produzido em 2009 com direção conjunta de João Jardim, da cineasta Karen Harley e da documentarista inglesa Lucy Walker, com produção executiva de Fernando Meirelles, Miel de Botton Aynsley, Andrea Barata Ribeiro, Jackie de Botton. O filme recebeu comentários efusivos da crítica internacional, sobretudo por realizar uma das mais contundentes e emocionadas abordagens sobre a dignidade humana.

O filme complementa ao tema do programa educativo sobre arte, reciclagem e meio ambiente, promovendo a exibição gratuita do documentário na galeria teatro com sessões nos horários: 9:30h -11h; 13h -14:30; 15h – 16:30h e das 17h às 18:30h.


Data: 13 de Junho a 14 de Agosto.
Hora: Terça a domingo das 9h às 19h.
Local: Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO - SCN Quadra 3 Lote 5 (ao lado da concessionária JORLAN.

Ingresso

Entrada franca.

Mais informações

  • Agendamento de visitas: (61) 3327-2027 (ramais 20 ou 31) / 9964-2103 / 55*118*100163
  • Classificação: livre.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Exposição: Os Caprichos de Goya



Os Caprichos é a primeira série de gravuras de Goya, foi editada em 1799. Sua gestação coincide provavelmente com a grave doença que o pintor contraiu no começo dos anos noventa e que lhe deixaria surdo pelo resto da vida. A exploração das possibilidades que ofereciam Os Caprichos ou Invenções, livres de possíveis encomendas, se teria produzido durante sua convalescência. Apesar do amplo espaço que as gravuras deixam à imaginação, os contemporâneos viram em muitas delas referências a personagens de seu tempo. Na exposição mostram-se os comentários conservados no Museu do Prado com letra do mesmo Goya. Neles se clarifica a mensagem da estampa com uma observação do sucinto título que vai inscrito ao pé da cada uma delas.

Ficha técnica

Obra: 80 obras
Autor: Francisco de Goya
Cronologia: Se graban en 1797-99, pero los grabados se estampan en 1928
Técnica: Grabado (aguafuerte, aguatinta, punta seca y buril)
Tamaño: Medidas papel 36,2x26 cms y medidas huella 21,5 x 15 cms
Procedencia: Sede de Madrid

Entidades Organizadoras

Instituto Cervantes (Brasilia)